Alunos da educação infantil, do ensino fundamental e médio, universitários, professores e profissionais de comunicação podem participar do V Prêmio Denatran de Educação para o Trânsito. Este ano o concurso de trabalhos será dividido em três fases – municipal, estadual e federal – com premiação em cada uma delas. Os vencedores da etapa municipal recebem certificados e se classificam para a etapa estadual, que premiará o classificados com placas de homenagem. Os vencedores nacionais viajarão a Brasília com as despesas pagas para uma solenidade especial no dia 10 de novembro e receberão prêmios em dinheiro.
Em Curitiba, as inscrições devem ser feitas nos dias 29 e 30 de agosto (segunda e terça-feira), no Núcleo de Educação e Cidadania (NEC) da Diretran, pessoalmente ou pelo correio, no endereço avenida Presidente Affonso Camargo, 330, bloco central da Estação Rodoferroviária, CEP 80060-090, Jardim Botânico. As inscrições por correspondência só serão aceita se a data da postagem for até o dia 30 de agosto.
A ficha de inscrição e o regulamento do prêmio estão disponíveis da página do Departamento Nacional de Trânsito na internet (www.denatran.gov.br). Assim como nos quatro primeiros anos do prêmio, a divulgação ficou a cargo do Denatran. Neste ano, as prefeituras municipais e os governos estaduais estão dando apoio nas duas etapas de seleção prévia.
Para cada categoria de inscrição existem diferentes formas de apresentação dos trabalhos – que vão desde desenho e histórias em quadrinhos até textos acadêmicos e reportagens. A categoria Programa de Educação para o Trânsito, para órgãos governamentais ou privados, terá apenas uma etapa nacional, por isso as inscrições devem ser feitas diretamente junto ao Denatran.