O serviço de limpeza da rede de captação de águas pluviais feito pela Prefeitura de Curitiba melhorou a vida de curitibanos como o aposentado Reinaldo Terchi, morador da rua Mariano Luz, no bairro do Uberaba. Neste ano, ele não enfrentará mais os alagamentos perto de sua casa no período de cheias, registrado normalmente de setembro a outubro. Desde o começo deste ano, a Secretaria Municipal de Obras Públicas fez a limpeza de mais de 35 quilômetros de galerias da cidade.
O trabalho na rua Mariano Luz faz parte da nova política de manutenção urbana de Curitiba, que atua preventivamente. "Para aproveitar o período de estiagem, em agosto, o prefeito Beto Richa determinou a intensificação dos trabalhos de saneamento pelos Distritos de Manutenção Urbana. Com isto a cidade fica preparada para a época de cheias", disse o superintendente dos Distritos de Manutenção Urbana (DMU), Omar Sabbag Filho.
O resultado é que neste ano a Prefeitura recolheu do sistema de saneamento da cidade cerca de 15 mil caminhões, com capacidade de 5 metros cúbicos cada, de sujeira e entulhos, sem contar a limpeza e manutenção de 15 mil caixas de captação (bueiros).
Sabbag explicou que, em paralelo à limpeza, A Prefeitura faz a troca e assentamento de novos tubos, ralos, tampão e grelhas. Recentemente, este serviço foi realizado na região do conjunto residencial Moradias Sambaqui, no Bairro Novo. A área passou a contar com uma nova rede de captação de águas pluviais, com 1.336 tubos.
Ao todo, neste ano, os DMUs assentaram 21.382 tubos, 5.381 tampões, ralos e grelhas, além de construir 3.161 caixas de captação. Em áreas de ocupação ou conjuntos residenciais novos, a Prefeitura também faz a manutenção de valas. Foram limpos mais de 33 quilômetros.
Todo este trabalho é feito por 49 equipes de manutenção, que percorrem a cidade executando serviços de drenagem, limpeza de caixas e galerias. O superintendente de Manutenção Urbana da Prefeitura de Curitiba acredita que com este serviço a cidade estará preparada para enfrentar os alagamentos no período de chuvas fortes.