Depois de 17 anos, a população curitibana volta a ter uma grande campanha de separação de lixo reciclável, tema que marcou a capital paranaense no final dos anos 80 e colocou Curitiba no ranking das cidades brasileiras com maior índice de reciclagem. A nova campanha "Lixo que não é Lixo" será lançada pelo prefeito Beto Richa no domingo (12), às 10h30, no Salão de Atos do Parque Barigüi.
O objetivo da campanha é estimular e reforçar o envolvimento da população na separação de lixo reciclável nos domicílios e em estabelecimentos de geração de resíduos, como escolas e shoppings. Em sua nova versão, o programa SE-PA-RE traz como mote uma família colorida formada por quatro personagens: Vidroaldo, Plastilde, Ed Metal e Papelucho.
O mix de peças publicitárias inclui spots para TV e rádio, anúncios para revistas e jornais, mobiliário urbano, busdoor, outdoor, cartilhas e folders direcionados a condomínios e escolas. A meta é deixar a turma o mais próximo possível de cada morador da cidade e transmitir a mensagem sobre a importância da separação para a economia dos recursos naturais.
Cada personagem é representado pelas cores do padrão internacional de separação de lixo. Azul/Papelucho (papel/papelão), Vermelho/Plastilde (plástico), Verde/Vidroaldo (vidro), Amarelo/ EdMetal (metal) e marrom (orgânico). Embora não esteja dentro da família, a campanha usa o marrom para destacar a importância de separar o lixo orgânico do restante dos materiais.
A separação por cores, além de aumentar o potencial de aproveitamento do material, identifica os resíduos e acelera o trabalho na Unidade de Valorização de Rejeitos, para onde é encaminhado o Lixo que não é Lixo. O método das cores também ajuda aos coletores informais a reconhecer o material, sem ter de romper os sacos e sacolas a procura de material, contribuindo para a limpeza da cidade.
Numa segunda fase, a prefeitura vai trabalhar temas que atentem para a redução na produção de lixo, seja ele produzido em residências ou nos estabelecimentos públicos e privados.
