As crianças vacinadas nas unidades de saúde durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, em Curitiba, também participaram da 6ª Chamada Nutricional, feita a cada quatro anos para avaliar o perfil de aleitamento materno recebido nos primeiros meses de vida.
A meta é avaliar 7 mil crianças menores de 5 anos residentes em todas as regiões da cidade nos critérios peso atual, perfil do aleitamento materno recebido nos primeiros meses de vida e participação em programas sociais. O resultado ficará pronto em agosto e servirá de base para novas ações da Prefeitura de Curitiba no setor. "As informações são fundamentais para a ampliação e criação de novas políticas de saúde", disse a coordenadora do Centro de Epidemiologia, Karim Luhm.
A pesquisa foi feita em 96 dos 290 locais de vacinação por 200 estudantes de Nutrição e de Enfermagem treinados pela Coordenação Municipal de Vigilância Nutricional. As crianças que fizeram parte da amostra foram escolhidas na entrada dos locais de vacinação.
Curitiba é pioneira nesse tipo de pesquisa, que complementa as estratégias de vigilância nutricional orientadas pelo Ministério da Saúde. Desde 1991 a Secretaria Municipal da Saúde monitora a situação nutricional da população geral usuária das unidades municipais de saúde e, a partir de 1992, nas campanhas de vacinação, acompanha o desenvolvimento de todas as crianças menores de 5 anos.