Com o objetivo de resolver o problema de migração de sessenta índios Kaingang que vêm para a Cascavel para vender artesanatos, permanecendo acampados no bairro Country e na praça Parigot de Souza, a Assessoria de Assuntos Comunitários da Prefeitura de Cascavel está firmando uma parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai). Como medida provisória, os índios serão transportados para a Aldeia Rio da Cobras em Laranjeiras do Sul ? seu local de origem.
De acordo com o assessor de Assuntos Comunitários da Prefeitura e indigenista Paulo Porto, foram removidos inicialmente os índios que ocupavam áreas de fundos de vale e até a próxima sexta-feira o mesmo acontecerá com aqueles que estão na praça e no bairro Country. Segundo o assessor da Defesa Civil e Meio Ambiente da assessoria, Álvaro Gonçalves Lima, os índios estavam próximo ao Rio São Francisco e Parque Vitória, causando problemas ambientais. ?Retiramos os índios e estamos preservando o local?, explicou.
Paulo Porto explica que esta migração é feita o ano todo e a parceria será a primeira ação desta administração para solucionar o problema. ?Queremos resolver este problema em definitivo tanto para os indígenas como para a população de Cascavel?, afirmou o assessor, acrescentando que a parceria foi firmada em uma visita feita pelo chefe do posto da Funai, Florêncio Kaigang, acompanhado pelo cacique e vice-cacique da Aldeia Rio das Cobras.
Na próxima semana o assessor municipal e representantes da Funai já iniciarão reuniões visando formular um projeto para que seja solucionado o problema de moradia dos índios, incluindo a viabilização de um local para abrigar temporariamente aqueles que vêm para vender seus produtos.