Além dos guardas municipais, também policiais militares vão passar pelo curso "Qualidade no atendimento ao turista", coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo. O treinamento especial começa nesta quarta-feira (11) e será destinado aos PMs que atuam na área central e pontos turísticos da capital.
Inicialmente, 300 policiais serão capacitados, mas a intenção é que o curso seja estendido para mais 200 até o final deste ano. Entre março e abril, passaram pelo mesmo curso 280 guardas municipais que atuam na área central da cidade.
A capacitação dos policiais militares se estenderá até o final de julho. Ao todo, serão 11 turmas, cada uma delas com dois dias de atividade, com uma carga horária de oito horas.
No primeiro dia os participantes recebem informações teóricas e no segundo fazem um passeio pela Linha Turismo, jardineira que percorre pontos turísticos de Curitiba. As aulas teóricas vão acontecer em locais diferentes. As duas primeiras turmas farão a capacitação no Instituto de Educação.
"Queremos que os policiais que trabalham no centro, parques e praças da cidade se tornem agentes de informações turísticas. Com a capacitação, além de receberem bem, os policiais estarão aptos a informar corretamente como o turista pode localizar nossas atrações", diz Luiz de Carvalho, secretário municipal de Turismo.
Durante a capacitação, os participantes recebem informações sobre o turismo em Curitiba, como número de visitantes na cidade e de onde eles vêm, e sobre quais são os atrativos de Curitiba e onde eles estão localizados. Os policiais também conhecerão os serviços de apoio aos turistas existentes na cidade.