A Prefeitura de Curitiba, em parceria com o Sesc, participa quarta-feira (25) do Dia do Desafio, uma campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas, em benefício da saúde e bem-estar. As atividades, que serão organizadas pelas secretarias municipais do Esporte e Lazer, da Saúde e da Educação, ocuparão todos os espaços esportivos da cidade, nas administrações regionais e em escolas das redes pública e privada de ensino.
As atividades começam à zero hora e se encerram às 21h desta quarta-feira. Todas as ações esportivas serão monitoradas pelas equipes da Secretaria do Esporte e Lazer, que vai montar aulas de ginástica de 15 em 15 minutos nas nove regionais, Ruas da Cidadania e nos 29 Centros de Lazer espalhados pela cidade.
No estacionamento do prédio central da Prefeitura, haverá uma sessão de ginástica e de alongamento, às 8h30 da manhã, com a participação do prefeito Beto Richa, dos secretários, diretores e funcionários municipais.
Nas entradas da Prefeitura e do edifício Delta, (avenida João Gualberto), serão montados circuitos de obstáculos para os visitantes. "Mas haverá espaço para entrada daqueles que preferirem não aderir à campanha", esclarece Sandro Mazalli, diretor da Secretaria de Esporte e Lazer.
A Prefeitura vai montar um grande palco na Rua XV com programação das 10h às 18h, com dança, ginástica, alongamento, artes marciais e shows musicais, para fazer o público se mexer.
O Dia do Desafio foi criado no Canadá, no inverno de 1983, quando a temperatura de uma pequena cidade chegava a 20 graus negativos. O prefeito sugeriu que, às 15h, quando já pairava a noite sobre as ruas, as pessoas apagassem as luzes e saíssem de casa e caminhassem por 15 minutos ao redor do quarteirão. Era um convite para exercitar o corpo.
Pelo total de energia economizada no momento da caminhada, foi possível estimar o número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram caminhadas juntas, na mesma data e mesmo horário.
Ao perceber que seria mais importante gastar energia do corpo do que economizar energia e, sobretudo, pelas temperaturas muito baixas, eles decidiram transferir a atividade para o mês de maio, início do verão no hemisfério norte. Desde então o evento passou a ser desenvolvido mundialmente pela Tafisa – Trim & Fitness International Sport for All Association – entidade de promoção de esporte na Alemanha. Cada vez mais com o maior número de cidades participantes.
A idéia é incentivar a prática da atividade física, mas de maneira adaptada às condições de cada pessoa, sem forçá-lo a desempenhos desnecessários e sim regulares. De outro, incentiva a mobilização de grupos de convivência nas comunidades, ampliando seu universo social.
Em 1995, o SESC de São Paulo apresentou ao Brasil a proposta com o objetivo de incentivar as pessoas a abandonar a vida sedentária e adotar a prática da atividade física diária, realizada por meio de um desafio entre as cidades de diferentes países.
Desde o ano 2000, essas atividades no Continente Americano vêm sendo coordenadas pelo SESC que disponibilizou um número de telefone (0800-643-6653) para cada participante ou grupo de participantes, ao concluir seus 15 minutos de atividade física, ligue e registre seu movimento.
Os resultados serão computados e Curitiba, com 1,6 milhão de habitantes, estará concorrendo com mais duas cidades: Houston (EUA), com 3,1 milhões e Monterrey (México), com 1,1 milhão de habitantes.
"Curitiba só vai ganhar se você se mexer", diz o slogan da campanha, criado pelo departamento de marketing da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer. "Claro que não estamos nessa somente pelo espírito de competição. Queremos que nossa população pratique cada vez mais, atividades físicas porque faz bem para a saúde, mas já que estamos competindo de verdade, entendemos que seria interessante dar um espírito de disputa para a campanha, por isso criamos esse slogan desafiando os curitibanos", explica o secretário Raul Plassmann.