Prefeitura contrata mais 367 profissionais da Educação

A Prefeitura vai contratar, ainda neste mês, 367 novos profissionais da Educação. São 119 educadores para as creches municipais e 248 professores de ensino fundamental e pré-escolar que começam a atuar em fevereiro.

A integração imediata destes profissionais dá início, na prática, à reorganização do sistema de ensino de Curitiba. Até o final deste semestre, a Prefeitura fará novo concurso para a contratação de professores para o pré-escolar e ensino fundamental. Os profissionais que estão sendo contratados agora foram aprovados em concurso realizado no ano passado.

A medida atende determinação do prefeito Beto Richa e está prevista no plano de governo para os primeiros 180 dias de gestão. "Estamos nos preparando para colocar em prática a proposta do prefeito de ampliar a oferta nas creches e no pré-escolar", disse a secretária Municipal da Educação, Eleonora Fruet".

Curitiba atende 36 mil crianças na Educação Infantil e cerca de 13 mil ainda aguardam vaga. A rede oficial tem 146 creches que atendem 18,4 mil crianças. Outras 17,5 mil são atendidas na etapa inicial ofertada nas escolas do município. O objetivo é ampliar o número de vagas para atender a uma demanda crescente há vários anos.

A solução para a demanda, segundo a secretária municipal da Educação, não passa apenas pela construção de novos CMEIS. "Depende também da ampliação e readequação de algumas unidades, de projetos pedagógicos e da contratação de novos profissionais", explica.

A incorporação dos 367 novos servidores, segundo o secretário municipal de Recursos Humanos, Arnaldo Bertone, não será ainda suficiente para atender a demanda prevista para os próximos quatro anos. "Já estamos trabalhando com agilidade e muita transparência na elaboração de um novo concurso público para profissionais da Educação", afirmou Bertone.

Mais vagas

A ampliação de vagas também acontecerá para os alunos de ensino Fundamental. Neste ano, a estimativa é de que o número de alunos atendidos no ensino Fundamental seja 10% maior do que no ano passado. Foram abertas 112.062 vagas de ensino fundamental na rede municipal – e ainda há 10,8 mil vagas a serem preenchidas.

Parte dos novos professores vão atuar na Escola Municipal da Caximba (Regional do Bairro Novo) e na Escola Rachel Mader Gonçalves, no Jardim Irai (Cajuru), que entram em funcionamento neste ano. Juntas, somam 1.960 alunos.

Os educadores vão atuar nos dois novos CMEI´s (Cajueiro, na regional do Bairro Novo, e Butiatuvinha, na regional de Santa Felicidade) e nem três unidades que estão em fase de implantação no Bairro Alto, na Vila Pantanal (Alto Boqueirão) e na Bela Vista do Passaúna (CIC). Essas cinco unidades vão permitir a abertura de mais 750 novas vagas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo