Prefeitura capacita pequenos empresários à exportação

A Companhia de Desenvolvimento de Curitiba – Curitiba SA – iniciou nesta terça-feira (05), no Memorial da Cidade, as atividades do programa Curitiba Exporta deste ano. Cerca de 100 empresários de micros e pequenas empresas estão assistindo palestras sobre blocos econômicos, sobre práticas do comércio exterior, problemas e soluções de exportações, marcas e patentes e associativismo.

Os temas são apresentados por entidades parceiras da Prefeitura, como a Unicemp, Tecpar, Rede Nacional de Agentes de Comércio Exterior e o Centro Integrado de Estudos Jurídico-Empresariais.. O ciclo de palestras acontece durante todo o dia.

O programa Curitiba Exporta atende a pequenos empresários que têm interesse em receber informações sobre comércio exterior e se capacitar para ingressar no mercado internacional. Neste ano, o Curitiba Exporta ganhou o módulo Extra, que é exclusivo para empresários que já participaram de um dos três módulos iniciais do programa, realizados nos últimos dois anos.

Orlando Agulham, coordenador da Área de Comércio Exterior e Promoção de Investimentos da Curitiba S.A, explicou que o Curitiba Exporta tem o objetivo de mudar conceitos. "Os empresários não devem competir entre si, na base onde estão instalados. Nesta base, eles precisam de cooperação e troca de conhecimentos, para que formem uma grande rede, capaz de os tornar fortes para competir em outros mercados, inclusive o internacional", disse Agulham.

O empresário Roberto Garrett, que há oito anos trabalha na confecção de uniformes e embalagens para eventos, colhe os frutos depois de participar de três módulos do Curitiba Exporta. "Já produzi embalagens que foram usadas em Angola e na Itália", conta ele, com satisfação. Participando do módulo Extra, Garrett quer adquirir mais conhecimentos para tornar seu produto conhecido em outros países. "As coisas amadurecem e preciso estar preparado para quando as oportunidades aparecerem", afirmou.

Cronograma

O módulo Extra será desenvolvido em duas datas: além da palestra desta terça-feira, haverá um novo encontro no dia 3 de agosto.

Para os micro e pequenos empresários que desejam começar agora a participar do Curitiba Exporta, haverá atividades nos dias 28 de abril, na Rua da Cidadania do Boqueirão, e no dia 13 de setembro, na Rua da Cidadania do Boa Vista.

No módulo I, os participantes recebem informações sobre como funciona o programa e sobre o panorama do comércio exterior em Curitiba. Além disso, assistem a palestras de entidades parceiras que darão noções básicas de exportação, formação de preço e de programas já desenvolvidos na área.

O módulo II acontecerá nos dias 17 e 18 de maio e 18 e 19 de outubro, nas Ruas da Cidadania do Boqueirão e do Boa Vista, respectivamente. Nesta fase, os interessados conhecem o processo exportador através de palestras sobre prospecção de mercado, modalidades de pagamento, tributos e benefícios na exportação, ferramentas de comércio exterior. Nesta fase, é apresentado um caso de sucesso.

Durante este módulo os participantes recebem ainda atendimento individual para tirar dúvidas específicas sobre o processo de exportação.

Na terceira fase, chamada de módulo III, as palestras se concentram em informações específicas de comércio exterior, como contratos internacionais, mercados europeu e americano, Mercosul, logística e marketing internacional. O módulo III acontece nos dias 14 e 15 de junho e 22 e 23 de novembro, também no Boqueirão e Boa Vista.

O Curitiba Exporta tem como parceiros várias entidades de classe, bancos de fomento e empresas. A participação no projeto é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelos telefones da Curitiba S.A 250-7747 e 250-7750 ou através do e-mail curitibaexporta@cic.curitiba.pr.gov.br

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo