A Central de atendimentos 156, da Prefeitura de Curitiba, recebe diariamente uma média de 35 ligações de moradores de todas as regiões da cidade para avisar sobre o entupimento de bueiros ou denunciar a poluição de rios. A ação é realizada pelas Administrações Regionais e pelo departamento de saneamento da Secretaria Municipal de Obras Públicas que mantém um trabalho permanente de prevenção de alagamentos, o que inclui a roçada e a retirada da vegetação não nativa das margens dos rios.
O trabalho preventivo também inclui a manutenção das galerias de águas pluviais e a limpeza das caixas de captação das ruas, as chamadas "bocas-de-lobo" ou bueiros, por onde escorre a água da chuva.
Equipes especializadas trabalham na prevenção de alagamentos. Quando acionadas, as equipes verificam e executam obras necessárias como abertura de canais, desassoreamento, desobstrução de tubulações e retirada de lixo e entulho em grande quantidade. Para solicitar o atendimento, basta ligar para o 156. A central telefônica funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive domingos e feriados.