A construção de uma nova usina de asfalto, na Rodovia dos Minérios, e a ampliação da unidade já existente na CIC vão tornar a cidade auto-suficiente na produção de massa asfáltica. Quando as duas obras estiverem concluídas, a produção vai chegar a 12 mil toneladas de asfalto.
A reforma da usina na CIC começa ainda neste ano. A construção da nova unidade, afirma Élbio Gonçalves Maich, da Secretaria Municipal de Obras, já está prevista no orçamento do ano que vem.
O asfalto produzido na Usina da CIC garante dois terços do que a cidade precisa para as operações tapa-buracos, manutenção e pavimentação de ruas pelo sistema de parcerias. Neste sistema, a comunidade compra parte do material necessário (tubos de drenagem, brita e meio fio) e a prefeitura garante toda a parte técnica, a mão-de-obra e a capa asfáltica. Quem adere às parcerias, comprando o material, não precisa pagar a contribuição de melhorias, cobrada junto com o IPTU no ano seguinte.
Produção
Na Usina da CIC são produzidos hoje três tipos de materiais. A massa quente, ou CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), o Pré-Misturado Frio (PMF) e o Pré-Misturado Frio Denso (PMF-D). A massa quente representa a maior parte da produção. É formada por pó, pedrisco e concreto asfáltico de petróleo, ingredientes misturados num cilindro numa temperatura que chega a 140 graus centígrados. As 320 mangas do filtro, uma espécie de canudo que garante a qualidade da massa e reduz a poluição do ar, serão alguns dos equipamentos renovados durante a reforma que começa em dezembro.
A massa fria – PMF ou PMF-D, utilizam sistemas mais simples de preparo da massa. O PMF é formado por pedrisco limpo e emulsão. O PMF-D acrescenta ainda o pó a esta mistura.
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