Estarão abertas a partir de terça-feira (26) as inscrições para o concurso público que a prefeitura vai fazer, em janeiro, para a admissão de médicos. Os interessados concorrerão a 187 vagas distribuídas entre as especialidades de Clínica Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Psiquiatria. Os salários a serem pagos variam de R$ 2,3 mil a R$ 6,3 mil, dependendo da carga horária e das gratificações previstas para cada região da cidade.
Informações sobre o edital do concurso e inscrições podem ser obtidas no site da Prefeitura ou por meio do telefone 0800 702-0501.
As inscrições deverão ser feitas até 21 de janeiro, pela página eletrônica da prefeitura. A prova escrita está marcada para 28 de janeiro. Será o quinto concurso promovido nos quase dois anos da gestão Beto Richa que até o final de novembro havia contratado 341 médicos e 800 profissionais de outras carreiras da área da Saúde.
Segundo o vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci, a abertura do novo concurso representa o esforço da prefeitura para adequar a oferta de médicos nas 113 unidades municipais de saúde à demanda dos usuários. "Além de monitorarmos o crescimento da demanda, também temos de levar em conta a expansão física da nossa rede de unidades, em número e área, e o crescimento das nossas atribuições na promoção da saúde e na prevenção de doenças", observou, referindo-se à organização dos concursos.
Além de médicos, a Secretaria Municipal da Saúde também tem contratado enfermeiros, dentistas, técnicos, auxiliares, farmacêuticos-bioquímicos, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e engenheiros sanitaristas. Até o final de novembro, o número de profissionais admitidos desde janeiro de 2005 somavam 1027.
Crescimento
Além disso, será inaugurada em breve a ampliação das unidades 24 Horas da Fazendinha, Sítio Cercado e Boqueirão que passarão a contar com 1,8 mil metros quadrados cada uma. A nova metragem também equivale ao dobro da área disponível na planta antiga. Também está em curso a construção das novas unidades 24 horas CIC e Cajuru.
Desde o início dessa administração, Curitiba ganhou oito novas unidades e que demandam ampliação do quadro de servidores. Foram elas as unidades Vila Esperança, Umbará, Pinheirinho 24 Horas, Mãe Curitibana, Rio Bonito e Monteiro Lobato. As duas últimas medem 850 metros quadrados – o dobro da área das unidades básicas construídas pela planta antiga. Também começaram a funcionar há menos de trinta dias o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Sylvio Gevaerd e o Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) Infantil Boa Vista.