O prefeito Beto Richa foi escolhido pelos 70 prefeitos e autoridades municipais dos cinco continentes, participantes do fórum sobre Cidades e Biodiversidade promovido pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), em Curitiba, para levar o relatório dos três dias de discussões – a chamada Declaração de Curitiba – à Conferência Municipal Mundial, que ocorrerá em maio de 2008, em Bonn, na Alemanha. "O combate pela sobrevivência do planeta será travado nas cidades e só teremos avanços significativos com a inclusão dos líderes locais. Curitiba será porta-voz mundial da biodiversidade urbana", afirmou Richa. A Conferência Municipal antecederá a Conferência das Partes na próxima Convenção sobre Diversidade Biológica (COP9). A Conferência das Partes agrega 188 países, mais a comunidade européia, na Convenção de Diversidade Biológica da ONU.

continua após a publicidade

Richa encerrou o fórum na manhã desta quarta-feira (28), no Salão de Atos do Parque Barigüi. A escolha do prefeito de Curitiba consta na Declaração de Curitiba sobre Cidades e Biodiversidade. A Declaração dos prefeitos cria também um Comitê Diretor, composto pelas cidades de Curitiba, Bonn, Nagoya e Montreal para intercâmbios sobre meio ambiente e troca de experiências.

"Pela primeira vez na história da Convenção sobre Diversidade Biológica os líderes locais têm um engajamento tão profundo para reduzir as perdas da biodiversidade. Trabalhar desta forma, com as comunidades locais, é mais eficiente e mais econômico", destacou o secretário executivo da Convenção da Diversidade Biológica, Ahmed Djoghlaf.

No encerramento do Fórum, estudantes de escolas municipais de Curitiba entregaram aos representantes da Convenção sobre Diversidade Biológica uma Carta reafirmando ao compromisso das crianças de Curitiba com a preservação do meio ambiente. "A mensagem das crianças de Curitiba será repassada para o mundo. A carta será levada para as autoridades quando estiverem reunidas na próxima COP9, em Bonn", disse Djoghlaf.

continua após a publicidade

A carta resume o compromisso dos 115 mil alunos da rede municipal de ensino em preservar o meio ambiente, contribuindo para o futuro da vida na Terra. O conteúdo foi discutido nas salas de aula. A secretária municipal da Educação, Eleonora Fruet acompanhou a entrega da carta.