O Fórum Popular Contra o Pedágio ganhou importantes aliados na luta contra a cobrança de pedágios nas rodovias paranaenses. Prefeitos da região litorânea se uniram ao esforço de diversas entidades da sociedade civil organizada para o lançamento da seção local da campanha antipedágio, que acontecerá no próximo dia 15, às 15 horas, na Câmara de Vereadores de Paranaguá.
De acordo com o presidente do Sindicato do Bares, Hotéis e Restaurantes (Sindilitoral), José Carlos Chicarelli, vários prefeitos do Litoral estarão presentes no ato político de lançamento da seccional do Fórum. Segundo ele, que está organizando o evento, a expectativa da comunidade é muito grande em relação à atividade.
O deputado estadual Hermes Fonseca, do PT, coordenador da Frente Parlamentar do Fórum, disse que a interiorização do movimento contra o pedágio é fundamental para conquistar a opinião pública. Ele afirmou ainda que a sociedade civil precisa exigir um posicionamento das personalidades públicas a respeito da questão.
O ex-deputado estadual Acir Mezzadri, coordenador geral da campanha, adiantou que várias cidades paranaenses ganharão nos próximos dias seções regionais do Fórum Popular Contra o Pedágio. O próximo passo, a partir de agosto, confirma o coordenador, será a nacionalização da campanha antipedágio.
O processo se iniciará com a realização do ?Seminário Nacional Sobre Pedágio? e com a divulgação – pelo governo federal – da privatização dos trechos das rodovias 101, 116 e 376, conhecidos como "Corredor do Mercosul".