As parcerias do Governo do Estado no desenvolvimento de projetos, programas e obras com os municípios paranaenses estão entre os principais destaques do primeiro dia do II Congresso Nacional de Municípios ? encontro aberto nesta quarta-feira (7) em São José dos Pinhais e que reúne prefeitos, autoridades e empresas que oferecem produtos e serviços voltados ao setor público.
?O Governo do Paraná tem procurado estabelecer a cada dia uma parceria maior com os prefeitos. Isso tem funcionado muito bem. Basta ver as áreas do desenvolvimento urbano, da habitação, da educação. Os projetos tem permitido o desenvolvimento do nosso Estado. A parceria é a palavra-chave deste governo em relação aos municípios do Estado?, disse o vice-governador Orlando Pessuti que participou da abertura do congresso.
Pessuti não só destacou o conjunto de obras que ultrapassam os R$ 4 bilhões em investimentos como também os programas sociais, de incentivos à produção e projetos levados em todas as áreas da administração pública. ?O Estado demonstra com clareza a boa vontade de levar essas ações de governo a todos os recantos do Paraná. É uma demonstração clara de que o Governo do Estado realiza o maior programa de obras da história do Paraná?, disse.
?Sem contar, evidentemente, todas as outras questões ligadas a área social. Aí não se quantifica como uma obra, não se quantifica em valor financeiro. O resgate da cidadania e as ações todas dos programas sociais mostram que o governo é um governo que executa obras mas também desenvolve uma ação social muito grande em favor dos paranaenses?, completou.
O presidente da Associação dos Municípios do Paraná, Luiz Sorvos, que coordena o congresso, disse que os prefeitos reconhecem os investimentos realizados pelo Governo do Estado nos municípios paranaenses. ?Todo investimento que é para ajudar do município é bem vindo. Nenhum prefeito é ingrato de não reconhecer quando vem um investimento e que esse investimento atinge os objetivos. Isso é saudável é bem vindo e nós registramos aqui a nossa gratidão por isso?, disse.
Sorvos observa que os investimentos estaduais, quando bem aplicados, estimulam o desenvolvimento e criam situações para que os municípios possam gerar empregos, renda, e possam dar qualidade de vida à população. ?Todo recurso que vem, quanto mais melhor, porque a demanda é muito grande. Como já disse, somos gratos. Nós queremos que sempre haja fluxo de recurso para que ajude os municípios a cada vez mais dar qualidade de vida à população?.
O prefeito de Curitiba, Beto Richa, disse que as parcerias com o Governo do Estado são importantes e estão acima das questões político-partidárias. ?Assim que eleito procurei o governador Roberto Requião e desde então estamos desenvolvendo projetos conjuntos na área da pavimentação, saúde, educação, obras de infra-estrutura e no desenvolvimento de outras ações e programas?, disse.
Richa apontou ainda a integração na área de segurança pública ? o que possibilitou ações e operações conjuntas da Guarda Municipal de Curitiba com a Polícia Militar e a Polícia Civil. E destacou o convênio que será firmado na próxima semana na compra de combustível que será usado no sistema de transporte coletivo da capital paranaense e da Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
A compra de combustível pelo Estado, como prevê o convênio, pode evitar o aumento nas tarifas e atender os dois milhões de usuários do transporte coletivo da RMC. ?São atitudes de governanças responsáveis e que devem servir de exemplo na relação entre prefeitos e governos de outros estados?.