?Se antes éramos final de linha, agora o progresso começa por aqui?, comemorou o prefeito do município de Santa Mônica, Valdenir Palmieri, ao falar sobre a construção dos aterros que formam os acessos à ponte sobre o rio Ivaí que liga sua cidade a Tapira, na região Noroeste do Estado. A obra foi inaugurada nesta sexta-feira (23) pelo vice-governador Orlando Pessuti e pelo secretário dos Transportes, Rogério Tizzot.

continua após a publicidade

Palmieri revelou que Santa Mônica já sente os efeitos positivos da nova ligação. ?Nossa situação melhorou 100%. A travessia por balsas é complicada e acabamos ficando reféns de situações adversas como as chuvas que nos deixam 45 dias sem travessia quando ocorrem inundações?, lembrou.

A perspectiva já trouxe a instalação de novas indústrias no município de Santa Mônica. De acordo com o prefeito Palmieri, uma fecularia de mandioca já está em funcionamento e uma indústria de álcool e açúcar já começou a construção do prédio e a plantação das mudas de cana-de-açúcar.

?A ponte torna possível o transporte de matéria prima, da produção industrial e da safra não apenas dos municípios diretamente beneficiados, mas também de cerca de 30 cidades do Noroeste, fazendo a ligação da região com demais centros produtivos do Estado?, explicou Palmieri.

continua após a publicidade

?A ponte pronta, sem os acessos, era realmente um dos grandes entraves da nossa região e barrava a chegada do desenvolvimento?, concordou o prefeito de Tapira, Hélio Belter. ?Estamos com grandes expectativas no aumento da movimentação e aquecimento da economia local?, completou.

Belter destacou ainda que com a ponte o transporte fica também menos oneroso e mais ágil, diferente do que acontecia desde a década de 50, beneficiando a região produtora de soja, milho, mandioca e cana-de-açúcar.

continua após a publicidade

Recuperação

Os prefeitos ressaltaram também a recuperação de rodovias que o Governo do Paraná promove nas diversas localidades do Estado. Os dois mencionaram as obras nos 15 quilômetros da via que faz a ligação de Santa Mônica com a ponte sobre o rio Ivaí, fato que colabora com a formação do eixo de escoamento que se forma com a liberação da ponte para o tráfego.