O prefeito do Rio, César Maia (PFL), elogiou há pouco o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Estou na administração pública municipal desde 1983, quando era secretário de Finanças da Prefeitura, e nunca houve um governo federal que apoiasse e colaborasse tanto com os projetos do Rio", disse.
Cesar Maia citou propostas na área de saúde e elogiou o ministro Saraiva Felipe por ter resolvido um conflito que vinha desde 1999, quando os hospitais federais foram municipalizados. Citou também projetos área de educação, turismo e o pan-americano.
Revelou ainda que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, entrou em contato com ele ontem para garantir que todas as verbas necessárias às obras dos jogos pan-americanos serão liberadas. "Fui colega de Dilma no PDT e ela disse que qualquer problema é só falar com ela que ela resolve."
No entanto, esses elogios não resultarão em apoio do prefeito à uma possível candidatura à reeleição de Lula. Segundo o prefeito são questões diversas, de política e de administração. "É como acontece entre o prefeito de Paris, Bertrand Delanoë, e o presidente (da França) Jacques Chirac. Delanoë é um político de esquerda, mas nunca houve tanta colaboração entre ele e o governo Chirac, que é de direita. Aqui no Rio é a mesma coisa, só que a situação se inverte: eu é que sou de direita".