Foto: Ivan Bueno/SMCS |
Prefeito Beto Richa ao lado dos funcionários da Urbs, durante o lançamento da nova campanha publicitária. |
O prefeito Beto Rica lançou na manhã desta quinta-feira (14) a nova campanha publicitária de educação para o trânsito, com o tema "Qualidade de vida começa na rua", que vai incentivar atitudes positivas dos motoristas, ciclistas e pedestres. O prefeito também anunciou a abertura das atividades da Semana Nacional do Trânsito, que começa neste domingo (18) e terá como principal evento o Dia Sem Carro, na sexta-feira (22) da próxima semana.
Cerca de 150 agentes de trânsito participaram da apresentação da campanha, durante um durante um café da manhã com o prefeito na Diretoria de Trânsito (Diretran) da Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), empresa municipal que gerencia o trânsito e o transporte da cidade.
Também participaram do evento o presidente da Câmara Municipal, João Cláudio Derosso, o líder do Governo na Câmara de Vereadores, Mario Celso Cunha, a secretária municipal da Educação, Eleonora Fruet, o secretário chefe de gabinete da Prefeitura de Curitiba, Ezequias Moreira, e o presidente da Urbs, Paulo Schimdt.
"A campanha tem o objetivo de incentivar atitudes positivas. Com o estresse da vida, muita gente descarrega tudo no trânsito, que não deve ser um lugar de conflito, mas de segurança e convivência harmoniosa", disse o prefeito.
O prefeito garantiu que a campanha será permanente, porque a mudança do padrão de comportamento dos motoristas e pedestres exige tempo e persistência. "O povo de Curitiba é diferenciado pela sua consciência e cidadania, mas no trânsito nem sempre tem esse mesmo comportamento. Vamos incentivar novas atitudes mais positivas, e tenho certeza de que os resultados virão", afirmou Beto Richa.
A nova campanha foi desenvolvida pela agência de publicidade CCZ e começou a ser veiculada nessa quinta-feira (14). Ela usa o bom humor para chamar a atenção de todo motorista e pedestre sobre maus hábitos do trânsito que ninguém teria coragem de adotar fora das ruas, como brigas, xingamentos e atitudes egoístas.
Cinco palavras-chave foram escolhidas para ilustrar todos os materiais de campanha: "gentileza", "atenção", "calma", respeito" e "cuidado". Para os cartazes e banners, em vez de contratar modelos e atores, foram escolhidos agentes de trânsito de verdade.
Os profissionais aprovaram o reconhecimento. "Um trânsito melhor é tudo que queremos. Nossa principal função não é repressora, mas de ajudar todas as pessoas a circularem com segurança pela cidade", disse o agente Édson Rodrigues. Ele acredita que a campanha trará bons resultados. "O curitibano em geral ainda está devendo um pouco de respeito e atenção no trânsito, mas com o incentivo da campanha pode começar a melhorar", acrescentou.
Dia Sem Carro
O lançamento da campanha educativa coincide com a chegada da Semana Nacional do Trânsito. Neste ano, a Prefeitura organizou atividades nas escolas municipais, eventos esportivos e blitze educativas nas principais ruas da cidade. A programação começa neste domingo (17), com um passeio ciclístico que sairá às 10h da Praça Afonso Botelho (pracinha do Atlético), com destino ao Parque Barigüi.
A principal atividade da Semana do Trânsito será o "Dia Sem Carro", quando os motoristas curitibanos serão convidados a caminhar, usar o transporte coletivo ou praticar a carona solidária. Nas principais ruas do centro da cidade haverá pontos de orientação, onde os motoristas que não deixaram o carro na garagem serão abordados por agentes de trânsito e receberão informações sobre o uso racional do automóvel.
Só haverá bloqueio total de trânsito na rua Barão Rio do Branco, do cruzamento com a avenida Marechal Deodoro até a Travessa Alfredo Bufren. O trecho será transformado num jardinete, onde crianças e adultos poderão assistir peças de teatro e apresentações musicais, além de participar de jogos e brincadeiras durante o dia inteiro.
A rua será decorada com floreiras, haverá distribuição gratuita de mudas de árvores e flores. Os visitantes poderão fazer exames médicos e terão orientação de profissionais da saúde. Para as crianças, haverá brincadeiras, pintura de rosto teatro de fantoches e jogos educativos sobre trânsito.
"Pedimos aos motoristas que aproveitem este dia para usar outros meios de transporte e pensar no bem que o uso racional do automóvel pode fazer para o meio ambiente, para a saúde das pessoas e para a mobilidade urbana", disse o prefeito Beto Richa.