Os preços de produtos vendidos na internet tiveram queda de 1 32% na primeira semana de maio, de acordo com o índice e-Flation divulgado nesta sexta-feira pelo Programa de Administração do Varejo (Provar) da Fundação Instituto de Administração (FIA), em parceria com o Canal Varejo. O resultado, segundo o Provar, acompanha a tendência negativa do mês de abril, que registrou deflação de 0,99%.
Por categorias, a de "brinquedos" apresentou a maior queda, com 4,15%. Em seguida aparece "informática" com deflação de 3,46%; "viagem e turismo" está na terceira colocação com redução de 3 31% e "eletroeletrônicos" com baixa de 1,16% na primeira semana de maio. As categorias "telefonia" e "linha branca" sofreram queda de 1,04% e 1,01%, respectivamente. Na cesta composta apenas por "automóveis", o Provar apontou deflação de 0,46%.
O levantamento apontou resultados inversos nas categorias "produtos para casa" e "livros", que tiveram alta de 11,86% e 8 87%, respectivamente. O bom movimento também foi observado em "CDs e DVDs" que registraram inflação de 4,81% e, na categoria "perfumaria" que apresentou expansão de 1,21% na primeira semana de maio.
Os produtos avaliados pelo índice são os mais anunciados entre os sites mais procurados, o que compõem os "campeões de vendas". Para Claudio Felisoni de Angelo, coordenador-geral do Provar/Fia a nova metodologia e análise dos dados, que marca a nova medida do índice e-Flation, contabiliza 4,02% de deflação nos últimos cinco meses.