São Paulo (AE) – A desoneração do PIS/Cofins, prevista na MP 255 aprovada ontem (27), vai reduzir em 10% o preço final de máquinas e equipamentos adquiridos pelas empresas que exportarem no mínimo 80% da produção. O cálculo é do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Newton de Mello, que qualifica a MP do Bem como "bastante positiva" para o setor, sobretudo por conta do Regime Especial de Aquisição de Bens de Capital (Recap).
O empresário lembra que a extinção da MP 252 (a original) ameaçou comprometer a construção da Companhia Siderúrgica do Atlântico, no Rio de Janeiro, cujo compromisso com o governo é de comprar 75% das máquinas e equipamentos de fabricantes brasileiras. "Essa ameaça, agora, não deve se concretizar porque a desoneração foi aprovada", disse Mello. O empresário está seguro de que a desoneração para investimentos em exportação não será afetada pelo eventual veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A se julgar pelas afirmações do presidente da Abimaq, o setor de máquinas e equipamentos vai se beneficiar também de outros pontos da MP 255. As vendas devem ser estimuladas tanto pela medida que prevê a renovação de equipamentos para inovação tecnológica quanto pelo incentivo à construção civil. "A construção demanda mais maquinário", ressaltou o empresário.