Rio de Janeiro – Os preços dos medicamentos genéricos caíram em média 40% nos últimos cinco anos, na comparação com os equivalentes de marca. A informação é da pesquisadora do Centro Paulista de Economia de Saúde da Universidade Federal de São Paulo, Paola Zuchi.
O resultado, segundo ela, faz parte de uma pesquisa desenvolvida pela universidade, que revelou também pouca influência nos preços dos remédios considerados de referência. ?Essa diferença não tem levado a uma redução nos preços dos medicamentos de marca?, informou em entrevista ao Programa Notícias da Manhã, da Rádio Nacional.
De acordo com a pesquisadora, os preços dos medicamentos de marca se mantiveram em parte estáveis ou, em outros casos, registraram elevação.
Paola Zuchi disse que os genéricos respondem por cerca de 13% a 15% das vendas no mercado brasileiro, o restante fica por conta dos medicamentos de marca ou similares. ?Algumas empresas trabalham especificamente com genéricos e outros laboratórios têm linha de genéricos além da linha com produtos de referência?, explicou.
Para a pesquisadora existe uma grande concorrência entre os genéricos, os similares e os de referência ou de marca. Embora considere o mercado ?bastante vivo?, Paola Zuchi defendeu mais esclarecimento dos profissionais de saúde para a prescrição de medicamentos genéricos.
?É preciso haver ainda uma educação dos profissionais de saúde para que eles orientem os seus pacientes?, disse. Segundo ela, é preciso que os médicos prescrevam mais medicamentos genéricos. ?Para isso, é preciso que sejam educados, que mude um pouco essa cultura, porque os genéricos são remédios tão bons quanto os de marca?.