O Brasil poderá receber novamente a eliminatória latino-americana para os Jogos Olímpicos. E Curitiba, a exemplo da regata classificatória para os Jogos de Atlanta (EUA), em 1966, disputada no Rio de Janeiro, pode sediar o Pré-Olímpico para Atenas 2004.

O presidente da Federação Paraguaia de Remo, Gerd Thiede, que esteve na raia olímpica do Parque Náutico Iguaçu durante a realização da Copa Sul-Sudeste Petrobrás de Remo, dias 2 e 3 de novembro, disse que enviou ofício à Federação Internacional de Remo sugerindo o Brasil como candidato a sediar a regata Pré-Olímpica em 2004.

0 chefe da seleção brasileira de remo, Raul Bragattini, disse que a raia curitibana tem condições técnicas e de logísticas perfeitas. Bragattini lembrou que a raia é palco permanente de provas nacionais e internacionais, de remo e de canoagem.

Segundo o presidente da coordenação regional dos Jogos Sul-Americanos e secretário municipal do Esporte e Lazer, Fernando Guedes, é mais barato para os países vizinhos ao Brasil virem para cá do que para outras cidades.

No momento, o Chile é candidato único à sede da competição, que definirá os representantes latino-americanos para as provas de Single Skiff Masculino, Single Skiff Feminino, Doublé Sckiff Masculino Peso Leve e Double Skiff Feminino Peso Leve nos Jogos de Atenas 2004.

Mas Curitiba, de acordo com Guedes, já aparece como forte candidata porque tem a raia mais moderna do país, permitindo a realização de provas com percurso oficial de 2 mil metros.

No Parque Náutico Iguaçu, onde neste sábado (30) e domingo (1 de dezembro) se realiza o Sul-Americano de Remo, já estão instalados equipamentos de última geração, seguindo os padrões da Federação Internacional de Remo (Fisa), como balizamento albano (marcações a cada 10 metros), partidor automático e equipamento de photofinish.

continua após a publicidade

continua após a publicidade