Brasília – O trabalhador que participa do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) tem até amanhã (30) para sacar o abono salarial. Para isso é necessário atender a alguns critérios, como ter trabalhado durante pelo menos 30 dias em 2004. O PIS/Pasep é uma contribuição dos empregadores que financiam o pagamento do abono para os trabalhadores e o seguro desemprego. Quase 500 mil pessoas ainda não foram buscar os R$ 350,00 de abono a que têm direito.
O gerente nacional de Distribuição de Benefícios da Caixa Econômica Federal, Ricardo Edno, explica que o funcionário de empresa privada tem que atender a outras condições para retirar o abono: estar cadastrado no Programa PIS/Pasep até 2001; ter recebido, em 2004, uma média de até dois salários mínimos; e ter seus dados informados pela empresa na Rais (Relação Anual de Informações Sociais) referente a 2004.
O abono salarial pode ser retirado em qualquer agência da Caixa Econômica Federal. O trabalhador deve levar a carteira de identidade e o número do PIS/Pasep que consta da Carteira de Trabalho. Quem tem o Cartão do Cidadão, com senha cadastrada, pode sacar o abono nos terminais de auto-atendimento da Caixa, nas casas lotéricas ou nos correspondentes bancários.
O dinheiro não sacado irá para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que financia os programas de seguro-desemprego.