O objetivo principal dos Telecentros de Informações e Negócios e Escolas de Informática e Cidadania é combater a desigualdade digital dos micro e pequenos empresários e também dos cidadãos, possibilitando o incremento da geração de emprego e renda.
Esses telecentros estimularão a inserção dos micro e pequenos empresários nas novas tecnologias da informação, em especial, na internet, onde eles poderão obter informações sobre temas de comércio exterior, empreendedorismo, comércio eletrônico e oportunidades de negócios, tecnologia e inovação.
O projeto está sendo desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a organização não governamental Comitê para Democratização da Informática (CDI).
Poderão participar da concorrência associações, cooperativas, sindicatos e organizações representativas de classe. O candidato deverá montar um plano de negócios que demonstre estrutura mínima para a criação e auto-sustentação de seu telecentro. O prazo de vigência do contrato é de três anos e o valor liberado pelo Sebrae para as instituições selecionadas será de R$ 30 mil, para a compra de computadores.
Até o próximo mês, 16 projetos pilotos serão implantados para testar o sistema. As ações desses telecentros serão avaliadas para aprimoramento do trabalho das demais unidades. A Secretaria de Tecnologia Industrial espera implantar, até dezembro, 81 telecentros em todo o País.