Proprietários de veículos com multas vencidas têm até o próximo dia 13 para pedir o parcelamento das dívidas. São as multas municipais decorrentes de infrações de trânsito cometidas até 31 de dezembro de 2005. A Prefeitura de Curitiba alerta os motoristas para que não deixem o pedido de parcelamento para última hora. Até o momento, 1016 proprietários pediram o parcelamento das multas. No mesmo período do ano passado, 3040 motoristas tinham encaminhado os pedidos.
A lei que autoriza o parcelamento, sancionada pelo prefeito Beto Richa em maio passado, passou a vigorar no dia 15 do mesmo mês, prevendo um prazo de 60 dias para a adesão ao benefício. Pela lei, o valor total da multa vencida poderá ser dividido em até seis parcelas iguais e consecutivas, cada uma com valor mínimo de R$ 50,00. O dono do veículo deverá procurar pessoalmente a central de atendimento da Diretran, na rua Benjamin Constant, 157, no Centro, ou fazer o pedido pela internet.
Na página eletrônica da Prefeitura de Curitiba (www.curitiba.pr.gov.br), o interessado deve clicar no menu "secretarias e órgãos" e selecionar a opção "transporte". Em seguida, deve clicar no botão "parcelamento de multas" e seguir as instruções. Para maiores informações, a central telefônica 156 tira dúvidas 24 horas por dias, inclusive nos finais de semana e feriados.
A possibilidade de parcelamento foi criada no ano de 2003, pela lei número 10.674 de autoria do vereador Jairo Marcelino, e permite a divisão do pagamento referente a infrações cometidas até o ano anterior. No ano passado, foram parcelados 9.116 autos de infração. Em 2004 tinham sido parcelados 10.937 autos.