Brasília – Faltando dois dias, pouco mais de um quarto das empresas que atuam no ramo imobiliário (5.393) entregou à Receita Federal a Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (Dimob). O prazo de entrega termina na próxima quarta-feira (31) e a Receita aguarda um total de 20 mil declarações, que devem ser feitas por imobiliárias, administradoras de imóveis e construtoras que atuem no setor imobiliário.
Por meio da Dimob a Receita pretende chegar a possíveis sonegadores, que realizam transações imobiliárias para praticar a lavagem de dinheiro. Com o cruzamento da Dimob e da declaração de renda, o órgão pode observar se houve omissão de rendimentos e conhecer a variação patrimonial do contribuinte.
A empresa que deixar de apresentar a declaração ou entrega-la em atraso está sujeita ao pagamento de multa de mínima de R$ 5 mil por mês. Em caso de omissão ou informação de dados incorretos ou incompletos, a empresa pagará multa de 5% sobre o valor da transação.
Também vence quarta-feira o prazo para entrega da Declaração de Rendimentos Pagos a Consultores por Organismos Internacionais (Derc) e do Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais (Dacon).
A Derc deve ser entregue por órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta e que contratem consultoria e serviços técnicos especializados no âmbito dos acordos internacionais. O Dacon deve ser encaminhado por empresas sujeitas ao regime de incidência não-cumulativa do Pis/Pasep e da Cofins.
Os programas geradores desses documentos estão no site www.receita.fazenda.gov.br .
Prazo para entrega da Dimob à Receita Federal termina na quarta
2 minutos de leitura
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna