Uma manobra errada realizada pelo prático responsável pela operação do navio Swift Arrow causou um acidente com a embarcação numa pedra com profundidade de cerca de 7 metros no Porto de Paranaguá. O encalhe aconteceu às 17h30 desta quarta-feira (28), durante a saída do navio do porto, numa área à leste do cais.
Minutos após o acidente, pelo rádio da embarcação, o prático não quis se pronunciar, afirmando que aguarda a abertura de inquérito para dar suas declarações oficialmente. O superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Eduardo Requião, afirmou que as atividades no cais continuam normais, sem prejuízo aos usuários do Porto. O dirigente portuário disse, ainda, que a segurança da navegação não foi comprometida e que técnicos da Administração Portuária acompanham de perto todos os procedimentos para atendimento ao acidente.
?Por que o prático errou? Errou porque é humano e isso acontece com todos nós. Não conheci ninguém que não tivesse errado na vida. Vamos trabalhar em conjunto para resolver o problema?, declarou Eduardo. Todo o sistema de prevenção a acidentes ambientais e contenção a possíveis derramamentos de óleo no mar foram imediatamente disponibilizados pelo setor de segurança e meio ambiente da Appa.
O Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar-e-Guerra Amaral Silva, informou que a corporação está avaliando junto ao comandante do navio e ao prático as causas do acidente. ?Os dois canais de acesso ao porto, o principal e o do ?surdinho?, estão plenamente aptos à navegação, sem nenhuma restrição. No entanto, o navio passou entre os dois canais e ficou preso numa pedra. Vamos abrir inquérito administrativo para apurar o que causou o acidente?, comentou o Capitão.