A Praia Mansa, a Praia Brava e a Prainha de Caiobá, em Matinhos, que apresentam balneabilidade comprometida pelo esgoto da região da Vila Tabuleiro podem ser despoluídas até a próxima temporada com a expansão da rede de coleta de esgoto da região.

continua após a publicidade

Segundo Maria Arlete Rosa, diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, existe a necessidade de estender mais 40 quilômetros de rede coletora e implantar cerca de 3 mil ligações. Com a expansão da rede, o problema de poluição ambiental será resolvido assim como a qualidade de vida dos moradores e veranistas, afirmou a diretora.

O último boletim de balneabilidade divulgado no dia 16/02, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, por meio do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), mostra a análise da qualidade da água no litoral paranaense. O boletim considerou amostras de água coletadas ente os dias 12 de dezembro do ano passado a 13 de fevereiro deste ano. O objetivo do trabalho foi avaliar o grau de contaminação da água por meio da emissão do esgoto doméstico.

Desde o início das coletas, oito pontos localizados em Guaratuba, Antonina, Moretes e Ilha do Mel apresentaram contaminação em todas as análises realizadas. Os balneários de Pontal do Sul e Praia de Leste, no município de Pontal do Paraná, foram consideradas próprias para banho durante toda a temporada.

continua após a publicidade

Segundo Sebastião Carvalho, chefe do escritório do IAP no litoral, a causa da contaminação durante toda a temporada é a proximidade dos pontos monitorados a canais e manilhas de despejo de esgoto doméstico.

O boletim de balneabilidade esta disponível no site da Secretaria do Meio Ambiente; www.pr.gov.br/meioambiente. Denúncias sobre esgoto irregular podem ser feitas pelo telefone 0800-643304.

continua após a publicidade

www.ecoterrabrasil.com.br