Praça 29 de Março ganha nova iluminação

A Praça 29 de Março está mais bonita e mais iluminada. Localizada na rua Martim Afonso, entre as ruas Brigadeiro Franco e Desembargador Motta, nas Mercês, a praça ganhou um sistema de iluminação mais moderno, com lâmpadas mais eficientes, que garante mais luminosidade com menos consumo de energia.

O trabalho terminou nesta semana e, além de atender reivindicação da comunidade, torna a praça mais segura. O Departamento de Iluminação trocou 13 postes do tipo pétala, por 15 postes que distribuem melhor a luz. Uma única luminária do novo modelo, que parece uma colméia, substituiu os conjuntos do tipo pétala que sustentam quatro lâmpadas cada.

Com um sistema mais moderno, lâmpadas mais eficientes e adequadas para a praça a Prefeitura aumentou a luminosidade e vai conseguir reduzir custos. "O antigo sistema consumia 9 mil watts. O atual consome apenas 4,5 mil", informa o gerente de iluminação de obras sul da Secretaria de Obras, Tony Lincoln Malheiros.

Outra diferença é que o antigo modelo tinha nove metros de altura. Dos 15 novos postes, dez têm quatro metros de altura e lâmpadas de 400 watts e os outros cinco têm três metros de altura e as lâmpadas são de 250 watts. O investimento feito pela Prefeitura nesta praça foi de R$ 20 mil.

O modelo vinha sendo testado em outros espaços da cidade. O objetivo é que sejam utilizadas lâmpadas diferentes para vias públicas e praças. No caso da Praça 29 de Março, a nova luminária utiliza lâmpada de vapor metálica, que tem ótima reprodução de cores. O sistema emite a luminosidade para baixo e evita a poluição luminosa. As lâmpadas de vapor metálicas são branco-azuladas.

A cancha poliesportiva também ganhou nova iluminação. As lâmpadas de vapor de mercúrio foram retiradas para dar lugar a novas lâmpadas de vapor metálicas. Os quatro postes republicanos que já existiam na Praça 29 de Março foram mantidos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo