O Governo do Paraná desenvolve nos municípios da Lapa, Morretes e Tibagi, junto com as secretarias municipais de turismo, o projeto ?Brasil, Meu Negócio é Turismo?. Trata-se de uma iniciativa do Ministério do Turismo, realizada em parceria com a Fundação Roberto Marinho, e que conta com o apoio operacional da Fundação Interuniversitária de Estados e Pesquisas sobre o Trabalho. Nesta quinta-feira (23), acontece no Teatro Municipal de Tibagi, na região dos Campos Gerais, o evento de abertura dos cursos de capacitação de agentes locais.
De acordo com o secretário de Estado do Turismo, Celso Caron, esta ação está sendo um sucesso em cada um dos três municípios indicados para o projeto piloto. Nesta primeira fase, os dez orientadores de aprendizagem de cada município irão capacitar 150 agentes locais, em 40 horas de curso, com foco na conscientização turística.
O objetivo do curso é fazer com que a comunidade compreenda seu papel na cadeia produtiva do turismo e vislumbre no turismo oportunidades de novos negócios, entendendo também o turismo como uma atividade econômica. Ao final, serão capacitados nesses destinos 300 agentes locais, que deverão também atuar como multiplicadores nos seus municípios.
Com a presença de representante do Ministério do Turismo, os eventos de abertura dos cursos de capacitação foram realizados na última segunda-feira (20) na Lapa, e na terça-feira (21) em Morretes. As inscrições para novas turmas, que serão formadas na segunda fase do projeto, ainda podem ser feitas nos municípios de Tibagi (42 – 3275-2047) e Morretes (41 – 3462-1024).