O Paraná é um dos pioneiros no uso de um sistema informatizado para o controle e distribuição de medicamentos contra a AIDS. Trata-se do Sistema Informatizado de Controle Logístico de Medicamentos (Siclon), um software do Ministério da Saúde que está sendo implantado em todos os estados.
No Paraná, as 36 unidades que dispensam este tipo de medicamentos já estão treinadas e cerca de 60% já operam o sistema totalmente. ?O Paraná está utilizando e verificando possíveis alterações no software. Proporcionalmente, estamos na frente de outros estados no treinamento e também no número de unidades implantadas?, explica o secretário da Saúde, Cláudio Xavier.
?Com a utilização do software, há um controle mais fácil e seguro da entrada e saída de medicamentos, assim como possibilita avaliar a adesão dos pacientes e a freqüência com que apanham os remédios?, analisa o diretor da Central de Medicamentos do Paraná (Cemepar), Luiz Fernando Ribas.
A responsável pelo gerenciamento dos medicamentos anti-retrovirais do Cemepar, Vera Zanneti, explica que a implantação do sistema melhora a qualidade das informações e, em conseqüência, a capacidade de resposta da área de logística. ?Além disso, o sistema permite o monitoramento dos tratamentos nas diferentes categorias de usuários, possibilitando a ampliação de ações para promover a adesão à terapia anti-retroviral e avaliação da qualidade da assistência?, completa.