O PP e o PTB vão reunir, cada um, as suas bancadas esta tarde para definir apoio a candidatura Presidência da Câmara. O PP deverá formalizar o apoio ao candidato Arlindo Chinaglia (PT-SP) de acordo com o líder do partido, deputado Mário Negromonte (BA). A tendência é que a maioria apóie Chinaglia, disse Negromonte ontem (16), após encontro com o petista.

continua após a publicidade

Além de Chinaglia, disputam o cargo o atual presidente da casa, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), e o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), que assumiu ontem a sua candidatura. Ele foi lançado como candidato da terceira via e disse que tem como desafio conseguir, nos próximos 15 dias, entre 120 a 150 votos para levar a disputa a um eventual segundo turno.

Fruet pretende ainda submeter sua candidatura ao crivo da bancada de seu partido na Câmara, que se reúne na próxima terça-feira. Ele acredita ser possível reverter a decisão anunciada de apoio a Arlindo Chinaglia.

A eleição será no dia 1º de fevereiro e o mandato do presidente é de dois anos. A principal atribuição do presidente da Câmara é definir a pauta de proposições a serem deliberadas pelo plenário.

continua após a publicidade

Ele também é responsável pela abertura de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) e processos de impeachment do presidente da República. Na ausência do presidente e do vice, o presidente da Câmara assume a Presidência da República.