Povo será convidado a debater Previdência, diz Machado

O ministro da Previdência Social, Nelson Machado, disse nesta sexta-feira (14) que o governo fará um convite à sociedade para um grande debate nacional sobre o futuro da Previdência. Segundo ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já disse que não haverá necessidade de reforma na Previdência nos próximos quatro anos da nova gestão, porque o governo pode manter a atual situação com medidas de gestão. Mas reconheceu que para o longo prazo é preciso discutir uma proposta de Previdência "para os nossos filhos e netos".

"No longo prazo, todo mundo sabe que todas as sociedades refazem seu contrato social. E o presidente Lula sinalizou ontem que vai abrir um debate sobre o futuro da Previdência. E é nesse bojo que estamos colocando a participação, seja por meio de um conselho deliberativo ou consultivo de toda a sociedade, gerindo a Presidência Social", afirmou Machado.

Segundo ele, a idéia é promover um grande debate nacional para montar uma proposta que seja aceita pelo Congresso Nacional para os próximos anos. O ministro também comentou que os dados divulgados pelo IBGE mostram o aumento da expectativa de vida e que a situação demográfica do Brasil está se aproximando dos países desenvolvidos, que têm baixa taxa de natalidade. Segundo o ministro há estatísticas que mostram que em 2050, 14 milhões de brasileiros estarão com mais de 80 anos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo