Com a posse dos sete novos secretários, o governador Roberto Requião parece ter colocado ponto final à convocação do primeiro time de auxiliares da administração estadual. Pouca novidade houve no ato, tendo em vista que alguns dos colaboradores haviam participado do governo anterior.

continua após a publicidade

Destarte, o governo se apresenta praticamente com a mesma fisionomia. O fato mais notório é a enxúndia petista no secretariado, acrescentando à titularidade da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, já ocupada pela professora Lígia Pupatto, ex-reitora da Universidade Estadual de Londrina, também as Secretarias do Planejamento e Agricultura.

A Secretaria do Planejamento foi confiada ao suplente da Câmara dos Deputados, Enio Verri, ao passo que a Agricultura terá como responsável o engenheiro agrônomo Valter Bianchini, ex-secretário do Programa Nacional de Incentivo à Agricultura Familiar (Pronaf), vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Bianchini iniciou sua carreira profissional como extensionista da Emater-PR, onde trabalhou vários anos adquirindo larga experiência no trato com os movimentos de pequenos produtores, dado curricular que por certo influenciou na decisão de seu recrutamento pelo governo federal, para a execução da política pública adaptada às pequenas propriedades familiares.

continua após a publicidade

Ainda não se conhece, no entanto, a posição do governo quanto à agricultura voltada para o agronegócio, na qual o Paraná tem posição de vanguarda, embora esse avanço qualitativo não impressione a concepção hostil nutrida por Requião.

Por outro lado, o governador precisou limar a aresta criada com Orlando Pessuti, que alimentava o desejo de manter na Secretaria da Agricultura o médico veterinário Newton Pohl Ribas, diretor-geral da pasta à época em que o próprio vice-governador a comandou, atribuindo a ele a coordenação estadual dos programas de estímulo à produção leiteira. Por sua vez, Pessuti foi revestido da aura que o transformou numa espécie de ?controlador? do andamento das atividades governamentais.

continua após a publicidade

Os demais secretários empossados foram Rafael Greca (Habitação), Virgílio Moreira Filho (Indústria e Comércio), Marcelo Almeida (Obras), Nelson Garcia (Trabalho) e Vanderley Iensen (chefe de gabinete).