Brasília – A cerimônia de posse de Luiz Inácio Lula da Silva vai custar R$ 1 milhão. O governo não informou quanto vem dos cofres públicos e quanto será pago pelo Partido dos Trabalhadores. Segundo a assessoria do Palácio do Planalto, os artistas não cobraram cachê, mas a hospedagem, alimentação e transporte está sendo paga pelo governo. A festa popular contará com shows de artistas como Leci Brandão, Célia Porto, Renato Matos, Geraldo Azevedo, os grupos Olodum e Surdodum e a dupla Zé Mulato e Cassiano.

continua após a publicidade

Em 2003, na primeira posse de Lula, o Partido dos Trabalhadores (PT) informou que foram gastos R$ 85 mil. A festa contou com o dobro (70 mil) das 35 mil pessoas esperadas agora. Os convidados também serão restritos. Poucas pessoas devem participar da segunda solenidade da posse de Lula, um pedido do próprio presidente.

Segundo o assessor especial da Presidência da República, Cézar Alvarez, Lula expressou seu desejo por uma cerimônia simples e sóbria, e pediu aos ministros que convidassem algumas pessoas que pudessem simbolizar as principais realizações do governo, abrangendo as diversas áreas, como os programas Bolsa Família, Biodiesel, Luz para Todos, e outras ações de setores prioritários como saúde, esporte e educação.

Assim, no interior do Palácio do Planalto ficarão apenas familiares, ministros, governadores, prefeitos e chefes dos outros poderes. Para os demais convidados, foi reservada uma área do lado externo do Palácio para assistirem a subida do presidente na rampa já com a faixa presidencial.

continua após a publicidade