Porto simula socorro a um derramento de óleo

O Porto de Paranaguá realizou nesta sexta-feira (13) o primeiro exercício de simulação de atendimento a um acidente ambiental de 2006. O treinamento serviu para conter um possível derramamento de óleo nas proximidades do Porto e permitiu avaliar o uso da estrutura existente no Centro de Excelência em Defesa Ambiental (Ceda?Taguaré) e apresentar os equipamentos utilizados pelo centro.

No simulado foram usados, entre outros equipamentos, barreiras de contenção, bombas de sucção, embarcações e tanques para armazenagem de óleo. Cerca de 30 pessoas foram envolvidas diretamente no exercício, entre funcionários da Alpina, Guardas Portuários, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

Para simular o vazamento, foram jogadas pipocas ao mar. O treinamento durou 1 hora e meia e obteve resultados positivos, segundo o coordenador da operação, Nelson Pereira. A ação de contenção e recolhimento do produto foi realizado pela empresa Alpina, que atua no Ceda, na área do porto organizado para a prevenção e combate a acidentes ambientais.

O Ceda-Taguaré é resultado de uma parceria firmada em agosto de 2005 entre a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e a Petrobrás e tem como objetivo a prevenção, a remediação, a pesquisa e o desenvolvimento de procedimentos ambientais, bem como garantir as relações entre o porto e a comunidade, através de treinamentos, ações sociais, divulgação e educação ambiental permanente.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo