O principal porto paranaense começa a entrar na rota dos navios de passageiros. Desde o início do ano, três navios de turistas atracaram no Porto de Paranaguá. O último, Insignia, de bandeira da Ilha de Marshal, localizada ao norte da Oceania, desatracou na quarta-feira.
A chegada do navio foi promovida pela Oceanus Agência Marítima S/A, que teve a primeira experiência do gênero no Paraná e que vem realizando um trabalho para atrair outras embarcações de luxo ao litoral do Paraná.
Para o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Eduardo Requião, a atração de navios de passageiros também deve ser uma prioridade dos portos públicos. "Estamos no local mais estratégico do Mercosul e podemos receber navios de todos os continentes", disse.
Com a finalização das obras de concretagem das vias de acesso ao porto e com a futura construção de um restaurante panorâmico, além de outros atrativos, ? acrescenta Eduardo Requião – Paranaguá começa uma nova história no contexto marítimo brasileiro.
Ele afirma que a movimentação de mercadorias terá prioridade nos mais de 3 mil metros de cais, mas diz que o turismo é um benefício que o projeto de integração entre o porto e comunidade oferece à cidade, gerando mais renda e maior número de empregos.
O navio Insignia trouxe à Paranaguá 730 passageiros e 370 tripulantes, que permaneceram na cidade durante 36 horas. Isto significou ? na avaliação do superintendente da Appa ? mais receita para o comércio e, consequentemente, para o município.