A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) reuniu nesta quarta-feira (9) operadores portuários para realizar a devolução da chamada retenção técnica de soja e de farelo de soja, feita nos anos de 2003, 2004 e nos meses de janeiro a outubro de 2005. Os volumes retidos no Silo Público do Porto ? de propriedade dos exportadores ? são normalmente descontados para atender a uma possível quebra técnica de operação.
Em 2005, o volume de soja em grão e farelo de soja retido está sendo entregue integralmente, sem qualquer abatimento. Segundo o advogado Fabrício Massardo, da Appa, os exportadores aceitaram em consenso os volumes entregues, sem qualquer questionamento. ?Essa devolução demonstra que o porto tem credibilidade e um bom gerenciamento. Nos dá a oportunidade de mostrar aos nossos clientes que o porto é confiável?, disse Valdemir do Vale, diretor da empresa Gransol.
No total, serão devolvidos aos exportadores 8,5 mil toneladas de soja em grão e 4,8 mil toneladas de farelo. A reserva técnica, equivalente a 0,25% da carga escoada pelos Silos Públicos do Porto pelos exportadores, está sendo devolvida em cumprimento à Ordem de Serviço 143/2003, assinada pelo superintendente da Appa, Eduardo Requião. ?Este é um diferencial importante do porto frente aos demais portos brasileiros?, disse Orlei Miranda, chefe da Divisão de Silo da Appa.