Porto realiza devolução de reserva técnica de soja

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) reuniu nesta quarta-feira (9) operadores portuários para realizar a devolução da chamada retenção técnica de soja e de farelo de soja, feita nos anos de 2003, 2004 e nos meses de janeiro a outubro de 2005. Os volumes retidos no Silo Público do Porto ? de propriedade dos exportadores ? são normalmente descontados para atender a uma possível quebra técnica de operação.

Em 2005, o volume de soja em grão e farelo de soja retido está sendo entregue integralmente, sem qualquer abatimento. Segundo o advogado Fabrício Massardo, da Appa, os exportadores aceitaram em consenso os volumes entregues, sem qualquer questionamento. ?Essa devolução demonstra que o porto tem credibilidade e um bom gerenciamento. Nos dá a oportunidade de mostrar aos nossos clientes que o porto é confiável?, disse Valdemir do Vale, diretor da empresa Gransol.

No total, serão devolvidos aos exportadores 8,5 mil toneladas de soja em grão e 4,8 mil toneladas de farelo. A reserva técnica, equivalente a 0,25% da carga escoada pelos Silos Públicos do Porto pelos exportadores, está sendo devolvida em cumprimento à Ordem de Serviço 143/2003, assinada pelo superintendente da Appa, Eduardo Requião. ?Este é um diferencial importante do porto frente aos demais portos brasileiros?, disse Orlei Miranda, chefe da Divisão de Silo da Appa.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo