O superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Eduardo Requião, está apostando na implantação do Porto do Mercosul, em Pontal do Paraná, até o final de 2007. Ele lembra que a finalização dos trabalhos no canteiro de obras da Techint naquele município, que fica a cerca de 40 quilômetros de Paranaguá, vai deixar ocioso um grande número de trabalhadores, viabilizando a realização da obra. ?Temos aqui uma profundidade natural e uma localização privilegiada. O governo do Paraná quer construir aqui um porto alimentador, que trabalhará apenas com contêineres?, explicou.
Os estudos para implantação do porto em Pontal estão sendo realizados há três anos e levam em conta uma moderna concepção de modelo portuário. Os países do Mercosul interessados em ter armazéns na retroárea poderão utilizar o espaço dos navios de contêineres. As cargas serão depositadas nestes armazéns e depois serão distribuídas para outros navios. ?Em abril participaremos de uma reunião na Argentina para ampliar as discussões sobre este novo porto?, adiantou o superintendente.
O novo terminal, explicou o dirigente portuário, busca o fortalecimento da atividade portuária no Paraná, servindo, ainda, de alternativa para o escoamento de cargas produzidas pelos países do Mercosul. ?O empreendimento reafirma a viabilidade técnico-operacional do Porto do Mercosul, demonstrando o potencial econômico a ser alcançado em Pontal do Paraná, com a geração de empregos, de renda e dos serviços?, disse Eduardo Requião.
O novo terminal será a saída dos países do Mercosul para o Atlântico. Com 23 quilômetros de costa, o porto em Pontal do Paraná tem o objetivo de atuar como porto feeder (alimentador) e receber embarcações especializadas em contêineres.