Os cerca de R$ 90 milhões em investimentos anunciados nesta quinta-feira (29) pelo superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Eduardo Requião, serão aplicados em três principais obras que, segundo ele, vão servir para ampliar a infra-estrutura e a logística portuária. As obras serão custeadas com recursos próprios da autarquia, que hoje tem em caixa mais de R$ 260 milhões.
Serão construídos um silo graneleiro com capacidade para 107,8 mil toneladas, que estará ligado ao Corredor de Exportação, e um terminal para fertilizantes, que vai atender a demanda de importação do produto que hoje eleva o porto à liderança do segmento no Brasil.
Além disso, serão feitas melhorias nos berços de atracação, que vão garantir melhor performance do cais comercial e que integra a primeira fase do projeto Cais Oeste. ?Estas obras são complementos das obras previstas desde 2006, mas que, por questões judiciais, foram paralisadas e agora serão retomadas?, informou o superintendente.
A previsão é que as obras iniciem em 30 dias e que em um ano sejam concluídas as construções das estruturas dedicadas aos grãos e ao fertilizante e, em 24 meses, estejam finalizadas as obras no cais do porto.
?Com o novo silo, o objetivo é dar mais agilidade e incremento ao ?pulmão? de estocagem do Corredor de Exportação. Nossa meta é fechar 2007 com a exportação de 14 milhões de toneladas de grãos que serão exportadas sem problemas, com a mesma eficiência já reconhecida nacionalmente?, declarou Eduardo Requião.
Fertilizante – As mais de 4,8 milhões de toneladas de fertilizantes importadas pelo Porto de Paranaguá em 2006 e o crescimento de 128% registrado no acumulado de 2007 serviram para que a Appa apostasse num terminal específico para a mercadoria, auxiliando ainda mais na competitividade dos preços praticados.
?Enquanto o Porto de Paranaguá cobra entre R$ 18 e R$ 20 a tonelada importada de fertilizantes, Santos cobra entre R$ 40 e R$ 42 a tonelada do produto importado. Nosso propósito é ampliar a discussão sobre o que de melhor podemos fazer pelo porto e pela atividade portuária brasileira, incentivando a abertura de novas rotas e de novos negócios?, declarou o dirigente portuário.
Novo silo para 107,8 mil toneladas de granéis sólidos
O Porto de Paranaguá vai contar com um novo armazém graneleiro com capacidade para 107,8 mil toneladas. A obra servirá para a ampliação da capacidade de recebimento, armazenagem e expedição do complexo público do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá.
A nova estrutura estará em sintonia com o que de mais novo existe no segmento portuário. Além da construção de um armazém graneleiro, a obra contempla duas moegas para descarga rodoviária com plataformas basculantes hidráulicas, duas balanças de fluxo com capacidade de 1.500 toneladas/hora, torres de transferência para transportadores de correias, sala de comando e subestação, conjunto de balanças, entre outras melhorias.
O novo silo terá ligação direta com o Corredor de Exportação público, complexo que congrega terminais portuários público e privados, dedicado à exportação de granéis sólidos, como milho, soja e farelo. A exemplo do Silão, o novo armazém irá operar com o fluxo de grãos, ou seja, a carga que chegar ao Porto deverá estar nominada para ser imediatamente embarcada. A nova estrutura, orçada em R$ 39.397.893,99, será feita com recursos próprios da Appa.
O novo silo horizontal do Porto de Paranaguá será construído ao lado do silo vertical, conhecido Silão, que tem capacidade para 100 mil toneladas. O novo armazém ocupará a área localizada nas proximidades do entroncamento ferroviário e, a exemplo do Silão, só receberá grãos convencionais.
Construção de terminal para fertilizantes
A construção de um Terminal Público de Importação de Granéis Sólidos vai incentivar as operações com fertilizantes, um dos principais produtos importados pelo Porto de Paranaguá. Em 2006, foram importadas 4,8 milhões de tonelada do produto. A estrutura a ser implementada está orçada em R$ 9.758.656,80 e será paga com recursos próprios da Appa.
Entre janeiro e o dia 27 de março, o Porto de Paranaguá importou 1,6 milhão de toneladas de fertilizantes, volume 128% maior que o verificado no mesmo período do ano passado.
Primeira fase do Projeto Cais Oeste
Nesta primeira etapa, a obra compreende a ampliação e recuperação da infra-estrutura portuária do Porto de Paranaguá, compreendendo a remodelagem dos berços 201 e 202 (num total de 180 metros de extensão), 206, 207 e 208 (400 metros existentes) e nos berços de atracação 212 e 213 (melhorias em 436 metros).
Com a remodelagem dos berços, o cais terá capacidade para acomodar mais equipamentos de grande porte, como guindastes e trilhos para transporte de ship loaders (carregadores de navios). A obra está orçada em R$ 38.011.163,41 e será custeada integralmente pela Appa.