Porto de Paranaguá vai embarcar 104 mil veículos da Volks

porto180205.jpgO superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Eduardo Requião, anunciou nesta sexta-feira (18) um acordo operacional firmado com a Volkswagen do Brasil e com a Grimaldi, armador responsável pelo transporte dos veículos da marca para Europa, que vai ampliar as exportações paranaenses de veículos. "Este acordo visa a execução de várias ações de infra-estrutura conjuntas, que vão viabilizar a exploração de novos mercados através do Porto de Paranaguá", disse Eduardo Requião.

A expectativa é que a Volkswagen exporte neste ano 104 mil veículos e, numa projeção maior, aproximadamente, 140 mil em 2006. "São volumes expressivos se comparados ao histórico do Porto de Paranaguá em relação ao volume de embarques de veículos", disse o superintendente.

Nos últimos cinco anos, entre exportações e importações, o Porto vem movimentando, em média, 62 mil veículos. Só na exportação, a média do mesmo período chega aos 40 mil veículos ano. "Podemos verificar que somente as operações com a Volkswagen/Grimaldi triplicarão o volume das exportações, trazendo o desenvolvimento regional, divisas ao País e, principalmente, a agregação de valor e a geração de empregos", avaliou o dirigente portuário.

As exportações dos veículos vão exigir operações semanais, com embarques de cerca de 1.200 veículos por navio, entre outras cargas, variando conforme as condições contratuais. Cada embarque deverá ultrapassar US$ 15 milhões. "Para a receita cambial brasileira, estas operações são bastante significativas, registrando um volume aproximado de US$ 1,4 bilhão de dólares, somente no primeiro ano", afirmou Eduardo Requião.

Levantamento realizado pelo porto demonstram que as exportações de veículos pelo Porto de Paranaguá geraram em 2004 mais de US$ 518 milhões, o equivalente a 6,1% de toda a receita gerada no ano passado, que ultrapassou US$ 8,4 bilhões.

Novo perfil

No ano passado, os Portos dos Paraná movimentaram 33,5 milhões de toneladas de cargas, com grande ênfase às exportações de produtos agrícolas. Mas, uma avaliação da Autarquia, aponta que o perfil de cargas do Porto vem mudando ao longo dos últimos anos deixando de ser somente o maior exportador de grãos da América Latina, mas passando a ter também grande representatividade na movimentação de cargas industrializadas, de alto valor agregado, exportadas pelo Brasil. "Neste novo cenário podemos notar o crescimento da madeira beneficiada, produtos frigorificados, químicos, metal-mecânico e em especial de veículos produzidos no Paraná", salientou Eduardo Requião.

As condições físicas da região aliadas a oferta de serviços portuários de alta produtividade foram destacadas, ainda, pelo Superintendente da APPA como as responsáveis pelas condições de competitividade, que permitem aos usuários do complexo portuário a busca por novos mercados. "Assim ocorre com as montadoras instaladas no Paraná, em especial a Volkswagen do Brasil, na Região Metropolitana de Curitiba, que vem desenvolvendo esforços para inserir definitivamente os produtos paranaenses no mercado internacional", declarou Requião.

Operações

Os veículos serão transportados até seu destino através de navios do tipo Roll-On Roll-Off (que movimentam especialmente veículos), embarcações com mais de 206 metros de comprimento, com grande versatilidade e produtividade e desta forma capaz de atender as pranchas operacionais estabelecidas pela APPA. "Entre as condições para realização destas operações, está a necessidade da utilização de berço próximo ao pátio de veículos da Volkswagen – instalado na área leste do Porto – e a realização de somente uma atracação, com o objetivo de evitar grandes percursos e riscos às operações", destacou o Superintendente, lembrando que a necessidade de proximidade das operações ao Pátio de Veículos justifica-se também pela obrigatoriedade de aplicação de rígido procedimento de controle de qualidade exigido pelo mercado Europeu desde a porta da fábrica até a porta do cliente final, na Europa.

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