O superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Eduardo Requião, anunciou que os embarques de soja em grão deste ano irão superar o volume registrado em 2004. A estimativa divulgada mostra que, até o momento, faltam 114 mil toneladas para que o terminal paranaense supere os embarques do ano passado. Deste total, 85 mil toneladas de soja deverão ser embarcadas até a próxima terça-feira (8) , quando os navios ?Marigo? e ?Liberty Wave? vão carregar o produto com destino ao porto de Roterdan.
Segundo Eduardo Requião, a liderança conquistada pelo porto está baseada, principalmente, na qualidade dos serviços e da logística adotada. ?Bateremos esse novo recorde calcados na responsabilidade de manter a operação pública e eficiente, sem filas de caminhões ou de navios. Superaremos os volumes de 2004, assim como superamos a quebra na safra e a desvalorização do dólar, que fez com que o mercado exportador se retraísse, aguardando a prática de melhores preços no comércio internacional. Mostramos que é possível operar com soja pura e de qualidade, enfrentando interesses contrários ao do poder público?, afirmou.
A expectativa do superintendente é de que nas próximas semanas outras embarcações atraquem no porto para receber o grão, confirmando o novo recorde nas exportações e a posição do Porto de Paranaguá como líder latino-americano no embarques da oleaginosa. A média de navios recebidos no mesmo período do ano passado aponta para que, pelo menos, outros quatro navios deverão chegar ao porto para embarcar o grão.