O governador Roberto Requião inaugurou, nesta quinta-feira, em Paranaguá, os 25 quilômetros de ruas e avenidas que foram pavimentadas com concreto e que dão acesso ao porto. O investimento, de cerca de R$ 25 milhões, foi do próprio porto.

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A pavimentação das vias aumentou a qualidade e a durabilidade das ruas em função do grande volume de caminhões que transitam em direção ao porto. São cerca de 3 mil carretas por dia, número que aumento em períodos de escoamento da safra.

?A obra demonstra o interesse do porto público em melhorar seus serviços, vitalizando toda a economia do Paraná. As novas vias de acesso vão agora receber sinalização?. afirmou o governador. ?É o resultado de uma soma de esforços do governo do Estado para facilitar o escoamento de produtos e atender o povo de Paranaguá e do Paraná?, acrescentou. ?Com isso, também estamos melhorando o trabalho dos caminhoneiros que enfrentavam filas e trafegavam por ruas esburacadas e perigosas?.

Requião lembrou também que está restaurando o Cine-Teatro, o Mercado Municipal e a Santa Casa. Disse que já destinou barcos com UTIs para atender ilhéus da região e que o governo está concluindo as obras do Pronto-Socorro de Paranaguá. Anunciou ainda que, em setembro, estará licitando as obras do Hospital Regional, que terá 160 leitos e UTI neonatal, e que na semana que vem assina uma ordem de serviço para a construção de uma sede conjunta para o IAP, Batalhão Florestal e Polícia Federal.

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Informou ainda que determinou a construção de um centro esportivo na Ilha de Valadares. ?Já desapropriei uma área para a construção da piscina olímpica e de um grande ginásio com equipamentos de ginástica para aquela criançada que vive isolada. Enfim, Paranaguá está no nosso coração?, destacou o governador.

Integração

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O superintendente do porto Eduardo Requião salientou a importância das ruas de concreto. ?Trata-se de uma obra que mostra o quanto o porto e a cidade podem estar harmoniosamente integrados. O propósito é manter uma sintonia positiva entre nós e a população de Paranaguá e saber o que é possível fazer de melhor pela cidade e pelo porto?.

Além da concretagem, as vias estão recebendo nos seus acostamentos pavimentos especiais, os chamados pavers e passando por melhorias também na parte subterrânea. As manilhas já existentes estavam assoreadas e obstruídas, o que causou alagamentos em algumas ruas nos períodos de chuvas, nas proximidades do porto. Em alguns pontos, o sistema foi complementado e em outros foi substituído em virtude do comprometimento da rede.

Recado

Para aqueles que criticam a gestão do porto, o governador Roberto Requião deu um recado: ?O nosso porto público está dando um banho de eficiência. O porto, que era deficitário no governo passado, quando tinha uma dívida maior que o caixa, hoje tem R$ 200 milhões em caixa para construir o Cais Oeste, ampliando em 30% a capacidade de atracagem de navios?.

O governador criticou os deputados que estão escondidos atrás de outros interesses e que querem a intervenção no porto para fazer valer uma cláusula que eles patrocinaram no governo anterior e que previa a privatização do terminal em três meses. ?Privatizar significa o fim da autarquia do porto e o demissão dos trabalhadores portuários?, alertou.

Requião denunciou também que os mesmos deputados que buscam a privatização do Porto de Paranaguá estão contra o Paraná. ?Eles não colocaram no orçamento da União um único real no porto?, apontou. ?Existem investimentos públicos da União em vários portos brasileiros, mas em Paranaguá não há nada. O que estamos fazendo é com recursos do próprio porto, como as novas vias de acesso?.