Um grupo de 42 integrantes do Conselho da Mulher Executiva, da Associação Comercial do Paraná, visitaram nesta quarta-feira (21) os Portos de Paranaguá e Antonina. Foi uma oportunidade que as mulheres executivas tiverem para conhecer as instalações do maior porto graneleiro da América Latina, onde tiverem acesso à informações sobre as operações portuárias e as atividades diárias do cais.
Na visita, o grupo também recebeu informações sobre os volumes recordes de movimentação de produtos e de divisas geradas. ?Conhecer o Porto de Paranaguá era uma de nossas metas. É importante que nossas empresárias tenhamo máximo de informações sobre os terminais portuários e como eles funcionam?, disse a presidente do Conselho da Mulher Executiva, Avani Rodrigues.
O grupo, formado por empresárias de diferentes segmentos comerciais, como indústria, comércio e profissionais liberais, estendeu sua visita ao Porto de Antonina e ao Terminal Portuário da Ponta do Félix, o mais moderno terminal para movimentação de cargas frigorificadas da América Latina. ?É uma ótima experiência para todas, porque, apesar de sabermos da importância do porto, até então não tivemos oportunidade de conhecê-lo?, disse a vice-presidente do Conselho, Rosa Maria Amaral Silva.
A visita foi resultado de um convite do superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), Eduardo Requião. ?Tivemos a oportunidade de ver de perto como acontecem essas operações, principalmente depois de termos realizado missões comerciais a países como Chile, Argentina e Uruguai e agora podemos ver por onde passa a riqueza do Paraná ?, afirmou ainda a empresária Rosa Maria, dona de uma agência de turismo.
Já a conselheira Conceição Barindelli destacou: ?É muito importante para todas nós estarmos aqui para saber como acontece a gestão portuária e poder visualizar os trabalhos realizados. Os números apresentados pela Appa apontam para ótimos resultados, cujos números vamos ajudar na divulgação?.
Missões comerciais
Desde o ano passado, o Conselho da Mulher Executiva vem realizando viagens ao exterior para troca de experiências e de novos negócios em países como o Chile e Uruguai. Algumas dessas missões internacionais trouxeram bons resultados.
Para Sônia Keller, executiva da área de saúde, a visita ao porto teve objetivos singulares. ?Minha empresa fechou acordos comerciais depois que participei da missão ao Uruguai. Temos uma fábrica em Portugal e nossos produtos são importados e nacionalizados no Porto de Paranaguá. Para mim é muito importante conhecer melhor a engrenagem da administração portuária e saber como poder atuar da melhor forma?.
Na Appa, as conselheiras foram atendidas pela Seção de Relações Públicas, pela Diretoria Empresarial, pelo Departamento de Planejamento e pela Diretoria do Porto de Antonina. ?Foi um imenso prazer recebê-las e poder mostrar a essas mulheres executivas e formadoras de opinião os Portos Púbicos do Paraná. Apresentamos a performance positiva dos nossos terminais e os números favoráveis e incontestáveis sobre os volumes movimentados, as receitas geradas e os investimentos realizados?, declarou Daniel Lúcio de Souza, chefe do Departamento de Planejamento da Appa.