Começou nesta segunda-feira (6) a 6ª edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Portuário (SIPATP) Integrada da Comunidade Portuária. Até o dia 10, trabalhadores sindicalizados e de empresas privadas assistem palestras e apresentações sobre temas ligados à saúde e segurança e participam do sorteio de brindes.
Os debates acontecem no Armazém 5C do Porto de Paranaguá, das 9 horas às 11h30, e é resultado de uma parceria entre a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), entidades e órgãos ligados à atividade portuária e empresas que atuam no Porto de Paranaguá.
O diretor de Desenvolvimento Empresarial da Appa, Ruy Zibetti, abriu evento destacando a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). ?Muitos devem conhecer casos de amigos que perderam a vida por não terem usados estes equipamentos. Temos uma família aguardando em casa e, por isso, é fundamental essa consciência de que nada substitui os EPIs?.
Através das palestras e apresentações, a 6ª SIPATP visa reduzir o número de acidentes, estabelecer maior segurança nas instalações portuárias e maior consciência sobre doenças contagiosas. Para atingir estes principais objetivos, a comissão organizadora trouxe palestras, que estão sendo ministradas por profissionais ligados aos mais diversos segmentos. No primeiro dia, alunos da rede estadual de ensino, integrantes do projeto ?Porto Comunidade?, apresentaram o hino da SIPATP, composto por eles.
Palestra
O tema ?Meio Ambiente?, proferida pelo engenheiro sanitarista e ambiental, Rodrigo Silveira, foi abordado no primeiro dia do evento. ?Esta questão está extremamente ligada à vida de todas as pessoas. Desde o início da industrialização, o homem vem buscando o desenvolvimento e a geração de recursos. Hoje ele tem que agir para que o resultado desse desenvolvimento não acabe com o meio ambiente?, analisou Silveira.
Segundo ele, além da destinação incorreta de resíduos e a poluição da água potável, o aquecimento global, em virtude da emissão de gases poluentes, é o principal problema que afeta o meio ambiente. ?O efeito estufa provocará o desaparecimento de cidades, a elevação do nível do mar e o racionamento da água. Além disso, não temos mais a definição das estações do ano e o registro cada vez maior de furacões e ciclones. Estamos num momento de crise, que nos dá oportunidade de agir para minimizar e até reverter esse processo?, explicou.
Na programação da 6ª Sipat, consta, ainda, na terça-feira (7), a palestra ?AIDS/Drogas/Álcool?, proferida pela psicóloga Claudia Michelon e pelo enfermeiro João Antonio Starepravo. Os alunos do projeto ?Porto Comunidade? apresentarão a peça de teatro ?Drogas?. Na quarta-feira (8), o engenheiro Rodrigo Rocha falará sobre ?Acidente de trajeto?.
No dia 9 será a vez do chefe do Departamento de Informática da APPA, Luiz Eduardo Geara, e do Guarda Portuário, Ivan Plantes Machado, abordarem o tema ?ISPS Code? e no último dia (10), o engenheiro de segurança, Otávio Reimamm, falará sobre ?Explosão de pó em espaço confinado?.