O Porto de Paranaguá está realizando um trabalho de combate ao mosquito transmissor da dengue. A aplicação de um larvicida biológico está sendo feita por equipes treinadas do setor de zoonoses da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) em toda a extensão do cais, nos armazéns e em outras áreas da autarquia. ?O objetivo do trabalho é interromper o ciclo de desenvolvimento da larva e, para isso, o trabalho é minuncioso?, explica a engenheira de Alimentos Juliana Paula Coelho, chefe da Seção de Assistência Médica e Social da Appa.
No outono, a temporada de chuvas favorece o desenvolvimento das larvas do mosquito Aedes Aegipty, época em que ações como essa são desencadeadas. O trabalho começou há três semanas. Além das estruturas operacionais da Appa, as aplicações também estão ocorrendo em áreas onde existem entulhos e poças de água. A ação combate ainda os borrachudos, insetos sugadores de sangue e que, por isso, podem transmitir doenças para homens e animais.
Segundo Juliana Coelho, a aplicação do larvicida biológico obedece a todas as regras de uso, sem causar prejuízos ao meio ambiente ou à saúde dos que estão em contato com o produto químico. ?Os trabalhadores passaram por um treinamento específico para a utilização do pulverizador tipo costal e do manuseio do larvicida?, explicou. A aplicação do produto deverá se estender até o final desta semana.