Representantes dos principais portos do mundo vão participar, a partir desta sexta-feira (3) em Sidney, na Austrália, da 10ª Conferência Internacional de Cidades e Portos. Os Portos de Paranaguá e Antonina serão representados pelo superintendente Eduardo Requião, pelo chefe do Departamento de Planejamento, Daniel Lúcio Oliveira de Souza, e pelo procurador jurídico Benedito Nicolau dos Santos Neto. Os debates seguem até o dia 9.
A conferência visa ampliar um tema que vem assumindo um lugar cada vez maior nas discussões que envolvem o desenvolvimento das cidades: a integração entre o porto e seu entorno. Para esta abordagem, estarão presentes representantes dos maiores portos do mundo e diversas autoridades de cidades portuárias.
?Vamos trocar experiências sobre como fazer a integração cidade e porto?, diz Oliveira. ?Isso é muito importante porque a atividade portuária causa muitos impactos e gera uma série de distorções sociais, ambientais, econômicas e no sistema viário e que precisam ser reavaliadas e eliminadas em nome do desenvolvimento sadio das cidades e de seus portos?, diz Oliveira.
Os especialistas internacionais vão apresentar uma série de experiências e conquistas registradas em portos como Roterdan, Cingapura, Hong Kong, além de cidades francesas, espanholas e americanas que, segundo Daniel Oliveira, estão adiantadas na questão de integração porto/comunidade.
?Os portos também servem como pontos de atração turística. O porto de Paranaguá é exemplo disso e mostra seu potencial turístico pelo número de visitas que recebe todos os meses?, analisa chefe do Departamento de Planejamento da Appa.
Levantamento do Porto de Paranaguá aponta que, só no mês de outubro, o terminal recebeu mais de 4 mil visitantes. Através de um programa desenvolvido pela Assessoria de Comunicação, os visitantes contam com recepção feita pelos próprios funcionários da autarquia. O objetivo é mostrar para a comunidade a importância da atividade portuária e que ela pode ser um atrativo turístico, fomentando outras atividades comerciais.
Encontro
Esta é a segunda vez que os portos do Paraná participam de uma conferência como esta. Em 2004, Eduardo Requião participou da 9ª edição do evento em Portugal, onde foram discutidas, principalmente, a modernidade e a identidade das cidades portuárias. Foi a partir daquelas discussões que foi fortalecida, dentro da administração portuária, a necessidade da interação entre o porto e a comunidade.
Iniciativas como a concretagem das vias de acesso, recuperando a malha viária no entorno do Porto de Paranaguá; a recuperação da Colégio Estadual Brasílio Machado, em Antonina, transformado em Centro Estadual de Educação Dr. Brasílio Machado; a reforma de um antigo armazém para a criação da Escola do Porto, que deverá entrar em funcionamento em 2007 e o projeto Porto Comunidade, que atende 30 alunos com aulas de informática, de inglês, de espanhol, entre outros, ministradas por funcionários da APPA e voluntários, são exemplos do que a APPA vem realizando para alcançar a integração com a comunidade.