Porto de Paranaguá opera com nova linha de carga geral

O Superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), Eduardo Requião, anunciou nesta segunda-feira o início das operações do navio “Thuleland”, que levará para o Golfo dos Estados Unidos 14 mil toneladas de madeira.

A embarcação é a primeira de uma série que estará movimentando suas cargas pelo Porto de Paranaguá e representa o início das operações com o armador OBC Forest, que tem seu centro de decisões dividido entre Noruega e Estados Unidos. “O Porto de Paranaguá foi o escolhido pelo armador, que operava nos portos de Santa Catarina, para ser a escala de seus navios para movimentação de carga geral. É mais um cliente do Porto de Paranaguá que traz novas oportunidade de empregos, porque incrementa a utilização da mão-de-obra direta na operação portuária e aumenta a movimentação de produtos do segmento da carga geral”, considerou Eduardo Requião.

Para se ter uma idéia da importância das operações com carga geral ? maior empregadora de mão-de-obra direta e indireta ? somente no embarque da madeira no “Thuleland” serão utilizados cerca de 350 trabalhadores, divididos em escalas, durante três dias de trabalho. As operações começaram nesta segunda-feira, às 7h15 e deverão se estender até quarta-feira.

De acordo com Roberto da Silva Brandão, Gerente da Agência Marítima Oceanus, em Paranaguá, a escolha do Porto de Paranaguá aconteceu em virtude das condições da infra-estrutura portuária favoráveis, apresentadas pelo terminal paranaense em comparação a outros portos.

O incremento na movimentação de Carga Geral pelo Porto e o oferecimento de estrutura adequada para esta demanda faz parte dos projetos da atual administração portuária. “Desenvolveremos uma iniciativa que irá transformar Paranaguá, e especialmente a Vila da Madeira, num pólo para operações com estas mercadorias”, assegurou o Superintendente da APPA, referindo-se à área destinada exclusivamente para recebimento e armazenagem de produtos do segmento da Carga Geral.

Desde o início da administração Eduardo Requião, o Porto de Paranaguá tem apresentado índices positivos na movimentação de produtos do segmento da Carga Geral. Em 2003, foram destaques as operações de produtos como madeira, algodão e arroz em sacas. Em 2004, a Carga Geral apresentou novamente patamares expressivos. De janeiro a junho, o segmento da Carga Geral representou uma movimentação de 3,2 milhões de toneladas, contra 2,3 milhões em 2003.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo