A semana no Porto de Paranaguá foi marcada pela chegada de quatro navios para movimentação de mais de 6 mil veículos. As embarcações engrossam o volume de carros movimentados neste ano, com destaque para a importação, estimulada principalmente pela variação cambial. A presença do grande número de embarcações também é reflexo da política de mercado adotada pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), que fez com que armadores e montadoras escolhessem o terminal de Paranaguá como porta para o escoamento de mercadorias em virtude das tarifas mais baixas e da logística mais eficiente.

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A semana iniciou com o recebimento do navio ?Salzgitter?, de bandeira panamenha, que movimentou 845 veículos. Dois dias depois, na segunda-feira (18), o navio de bandeira italiana ?Republica Del Brasile? movimentou (entre embarque e desembarque) 1.040 veículos, 200 contêineres e 4.100 toneladas de madeira e produtos florestais com destino ao porto de Dakar, na África.

Nesta sexta-feira (22), o Porto está recebeu o navio panamenho ?Kohjin?, que está movimentando mais de 3 mil veículos, entre importação e exportação. Com esta operação, o Porto de Paranaguá registra na sua história a maior movimentação de carros em um único navio. Para encerrar a semana, chega a Paranaguá o ?Grand Francia?, bandeira italiana, que irá movimentar 1.750 carros, além de contêineres e produtos florestais. A carga seguirá para Antuérpia e para Dakar.

Dados da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) mostram que de janeiro a dezembro deste ano, a movimentação de veículos importados pelo Porto de Paranaguá cresceu dez vezes em relação ao mesmo período do ano passado. De 2.362 carros importados em 2005, o volume deste ano já contabiliza 25.286 carros, sem somar os 6.585 veículos movimentados nesta semana. Para chegar a estes volumes, o Porto apresenta no cais a eficiência que atrai importantes clientes, como a Volkswagen e a Grimaldi.

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O índice de operações alcança entre 150 e 200 veículos movimentados por hora, sem acidentes ou problemas no percurso. Segundo o chefe de operações portuárias da Appa, Cláuber Candian, a grande movimentação no navio comprova a capacidade logística do terminal. ?Temos uma logística apurada que torna-se um importante diferencial porque mantemos a mesma qualidade em toda a operação e isso só aumenta nossa credibilidade perante as montadoras?, afirmou.

Considerando a receita cambial do Porto de janeiro a novembro deste ano, os veículos representaram 7,46% da Receita gerada. ?O Porto de Paranaguá firma-se no mercado internacional como um dos principais canais de escoamento de produtos em virtude da modernização feita nos últimos quatro anos e do resgate do sistema público?, disse Daniel Lúcio de Oliveira de Souza, chefe do Departamento de Planejamento da Appa.

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Movimentação cria 400 vagas de trabalho no Porto

Apenas o navio panamenho \"Kohjin\" que movimentou carga nesta sexta-feira (22) requisitou mais de 400 trabalhadores portuários avulsos, conhecidos como TPAs. Um grupo de 26 homens traz os carros do pátio para a rampa do navio. Outro grupo com o mesmo número de pessoas leva os veículos para dentro da embarcação. E no porão outros 30 homens fazem a amarração dos veículos.

A cada seis horas termina um turno e um novo grupo é escalado por meio de um sistema eletrônico. Isso significa que todos os dias são realizados quatro turnos de trabalho e um navio como o \"Kohjin\" gera 300 empregos, se somados os outros profissionais envolvidos na operação, como fiscais e conferentes.

Todos os envolvidos na operação de embarque e desembarque de veículos são treinados pelas próprias montadoras e avaliados periodicamente. Isso garante uma mão-de-obra especializada que eliminou acidentes envolvendo veículos desde 2003.