No encerramento do 1º Seminário Internacional de Gestão Ambiental Portuário, o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Eduardo Requião, assinou, nesta quinta-feira, protocolo de intenções com a Petrobrás para construção do ?Centro de Excelência em Defesa Ambiental (CEDA-Taguaré)?, no Porto de Paranaguá. Somente em equipamento serão investidos R$ 5 milhões. O centro será inaugurado oficialmente na próxima quarta-feira.
A concepção organizacional e funcional do CEDA-Taguaré foi realizada pela Appa e tem como objetivo a prevenção, remediação, pesquisa e desenvolvimento de procedimentos ambientais, bem como a de garantir as relações entre o porto e a comunidade, através de treinamentos, ações sociais, divulgação e educação ambiental permanente.
De acordo com o superintendente Eduardo Requião, o CEDA-Taguaré reflete mais uma vez a preocupação do porto com a qualidade e a preservação de uma imagem segura conquistada no mercado internacional.
?Cumprimos as exigências feitas pelos organismos de meio ambiente e pelo comércio exterior. Investimos na segurança, através do ISPS Code, e agora, com esse convênio, respondemos à uma questão que interessa principalmente a nós: o quanto ainda podemos fazer para garantir e, quando necessário, resgatar a credibilidade do porto público, danificada pelo descaso de administrações anteriores?, declarou.
O superintendente da Transpetro, Francisco Marques, disse que a parceria demonstra que o porto e a empresa estão aliados na política de saúde, segurança e meio ambiente. ?Este centro vai dotar o Porto de Paranaguá de condições para o pronto atendimento às emergências ambientais que possam surgir. Esta união também tem como objetivo fundamental reforçar a parceria que temos com o Porto de Paranaguá, iniciada em fevereiro de 1977, quando a companhia se instalou aqui?, comentou.
Esta é a primeira vez que a Petrobrás assina protocolo desse tipo com um porto no Brasil. Mário César Timmermann, coordenador de segurança, meio ambiente e saúde da Transpetro, subsidiária da Petrobrás, disse que vários interesses mútuos originaram a assinatura do protocolo.
No documento, ambos demonstraram seus objetivos de buscar reunir recursos para atendimento às ocorrências que possam provocar contaminações ou danos ambientais; padronizar atividades referentes à prevenção, controle e combate da poluição ambiental e possuir sistema preventivo de controle e combate à poluição na área do porto.
O centro de referência tem 700 m² de área construída, está localizado ao lado da sede administrativa do Porto de Paranaguá, a cerca de 200 metros do cais comercial e conta com equipamentos de última geração, como barreiras, embarcações, recolhedores, tanques, materiais absorventes e equipamentos de proteção individual e coletivo.
Nesta primeira fase, a estrutura montada e os equipamentos fornecidos serão direcionados ao atendimento de casos de derramamento de petróleo e seus derivados, produtos químicos e salvatagem. Numa fase seguinte, o atendimento será ampliado.
A escolha inicial de atender sinistros provocados pelo derramamento de produtos químicos é resultado de estudos feitos pela empresa Alpina Briggs, com base em análises de riscos e de condições ambientais e planejamentos de contingências.
?As pesquisas nos dão um grau maior de previsibilidade sobre o que está mais sujeito a acontecer. Estamos preparados para atender, neste primeiro momento, emergências ligadas a derramamentos e, na seqüência, estaremos preparados para combate à incêndios?, disse o diretor executivo da Alpina Briggs, Marco Antonio Formícola.
Em 2000, a empresa venceu licitação internacional feita pela Petrobrás para ser a operadora dos centros de defesa ambiental da estatal. Até 2007, a Alpina Briggs é a responsável pela operação e fornecimento de equipamentos e de pessoal dos 9 centros de defesa ambiental da Petrobrás espalhados pelo Brasil. Em Paranaguá, ela também será a operadora, graças ao convênio assinado entre a Appa e a Petrobrás.
O CEDA-Taguaré atuará em toda a área geográfica afeta ao porto organizado, que inclui Paranaguá, Pontal do Paraná, Antonina, além da Baía de Guaraqueçaba. ?Já estamos presentes no terminal da Petrobrás, em Paranaguá, mas para atendimento à necessidades exclusivas. Agora, ampliaremos nossas atividades para todo o porto?, acrescentou.
Profissionais das mais variadas especialidades atuarão no Centro de Excelência, entre eles, operadores de equipamentos, engenheiros ambientais, técnicos de navegação, engenheiros de segurança, biólogos e engenheiro naval. São cerca de 20 funcionários que, diariamente, estarão de prontidão.
